Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Abril 25, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Alunos de violino da ESART selecionados para orquestras internacionais

Alunos de violino da ESART selecionados para orquestras internacionais
José Lagiosa

Frederico Lourenço selecionado para a Orquestra Mundial e Orquestra Jovem da Extremadura…

Frederico Lourenço, estudante do 1º ano do Mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Artes do Instituto Politécnico de Castelo Branco, na classe dos professores Augusto e Alexandra Trindade, foi recentemente selecionado para duas orquestras internacionais: A Orquestra Mundial (The World Orchestra) e a Orquesta Joven de Extremadura (OJEX).

Frederico Lourenço

Frederico Lourenço

A Orquestra Mundial é uma iniciativa produzida pela East-West Music, sediada em Espanha, e desde 2004 tem como maestro titular Josep Vincent.

A Orquestra Mundial é formada por jovens entre os 18 e os 28 anos de 64 países diferentes e já atuou em países como Chipre, Áustria, Alemanha, Holanda, Canadá, China, Espanha, África do Sul, os Balcãs e Líbano.

Entre 9 e 17 de agosto, a orquestra estará em Alicante (Espanha) a gravar as Sinfonias n.º 3, 4 e 6 de Michael Nyman e a realizar um concerto com os “grandes clássicos” da música erudita.

A Orquesta Joven de Extremadura (OJEX) é um projeto pedagógico desenvolvido pela Fundación Orquesta de Extremadura e com os apoios da Consejería de Educación y Cultura del Gobierno de Extremadura.

A formação é composta por instrumentistas de nacionalidades Espanhola e Portuguesa, com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos de idade.

Desde 2014, o Diretor Artístico e maestro titular é Andrés Salado.

Após as provas de admissão realizadas em Março, foram apurados 126 músicos de 370 candidatos.

O primeiro estágio decorreu em Badajoz e Cáceres entre os dias 7 e 15 de julho e conta já com projetos futuros, nomeadamente a participação no reconhecido festival de música de Beirut, no Líbano, em março de 2017.

… e Ricardo Vieira selecionado para concertino da orquestra de jovens do mediterrâneo

Ricardo Vieira, atualmente a frequentar o 3.º ano da Licenciatura em Música na ESART – IPCB, na classe dos professores Augusto e Alexandra Trindade, foi selecionado, após realização de concurso, para concertino da Orquestra de Jovens do Mediterrâneo.

Ricardo Vieira em primeiro plano

Ricardo Vieira em primeiro plano

Sob a direção do maestro Marko Letonja e a solista Aude Extrémo (mezzo-soprano), a Orquestra apresentou-se no Grand Théâtre de Provence em Aix-en-Provence, Théâtre de la Criée em Marselha, Igreja de St. Donat em Zadar na Croácia e na Slovenian Philharmonic Hall (Academia Philharmonicorum , 1701) em Liubliana na Eslovénia.

Interpretaram obras de Žuraj (Burlesque), Musorgski (Songs and Dances of Death), Shostakovitch (Symphony No. 9) e R. S (Till Eulenspiegel‘s Merry Pranks).

 

 

 

Primeiro Concerto desta digressão disponível em: www.youtube.com/watch?v=2tchuYyeAJI

Comentar