Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 23, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Poesia regressa a Ródão entre 17 e 24 de setembro

Poesia regressa a Ródão entre 17 e 24 de setembro
José Lagiosa

O encontro literário Poesia, um dia acontece, pelo 5º ano consecutivo, no território de Vila Velha de Ródão, com um fôlego literário que não para de crescer.

A autarquia rodense, através da sua Biblioteca Municipal José Baptista Martins (BBJBM), mantém a aposta nesta vertente da cultura como catalisador de desenvolvimento.

Desde a primeira edição em 2012 que a poesia constitui um motivo de congregação de nomes marcantes da literatura portuguesa.

O encontro traz a Ródão um conjunto de intervenções artísticas diretamente ligadas a este género literário, é revisitado pelos protagonistas das anteriores edições e surpreende sempre com novos autores.

É o caso da residência literária deste ano na aldeia de Foz do Cobrão, coordenada pelo escritor Jaime Rocha, diretor literário do evento, na qual participam Rui Caeiro, Rosalina Marshall e M. Parissy e da leitura no rio de quarta-feira, dia 23, que conta com a presença dos poetas Gonçalo Salvado e Joaquim Cardoso Dias.

Outra novidade é a representação de textos criados numa residência de escrita e dramaturgia do projeto Teatro na paisagem, coordenado por Jaime Rocha e o encenador Mário Trigo, em locais emblemáticos deste concelho (miradouros das Portas de Ródão e do Almourão, Herdade da Urgueira e espaço envolvente da BMJBM).

O programa do evento não fica por aqui.

Também os membros do Clube de Leitores Adolescentes da Biblioteca Municipal terão o privilégio de receber, numa sessão muito especial, os diretores da Fundação José Saramago e da Casa Fernando Pessoa que, desta forma, se associam ao Poesia, um dia. Esta reunião encontra-se também aberta a alunos do 3º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão que queiram participar.

Para o público escolar está destinado um conjunto de atividade que se distinguem pela diversidade e qualidade: espetáculo Os dois coelhinhos pela Associação Marafona Encantada (creches); recital de poesia e música Poemas para bocas pequenas por Margarida Mestre e António-Pedro (pré-escolar); oficina Queridos extintos: biodiversidade de Ródão na paisagem ausente e presente por Marina Palácio (1º ciclo); oficina Verso e reverso: ideias em ziguezague por Elisa Aragão (2º ciclo) e palestra Os Lusíadas de Luís de Camões por Mafalda Viana (3º ciclo).

Feira do Livro de Poesia

Feira do Livro de Poesia

À imagem dos anos anteriores, decorrerão o Correio Poético, a Feira do Livro de Poesia com sessão de autógrafos, a apresentação da editora Mariposa Azual, a visita dos poetas residentes à Casa do Gigante, em Vale do Pereiro (Sertã), de Miguel-Manso e Catarina Barros; o Comboio da poesia de Lisboa a Ródão, com leitura de textos pelo poeta Nuno Moura; jantares de convívio, exposições e leituras no rio em passeios de barco diurnos e noturnos, com a presença dos poetas envolvidos na comunidade poética desde a sua primeira edição em 2012. O almoço com poesia terá lugar este ano no Estaleiro Municipal, que o organiza.

A Andante Associação Artística, que marca presença desde o primeiro ano, traz de novo muita qualidade ao evento com o espetáculo Aleatório.

O poeta Silvério Dias dinamizará a sessão Pela tarde e pela fresca na aldeia de Sarnadinha e, com o bibliotecário de Proença-a-Nova, Nuno Marçal, vai percorrer, no bibliomóvel de Proença-a-Nova, localidades desse concelho e da freguesia de Fratel, levando poesia a zonas muito isoladas.

O programa completo pode ser consultado no Facebook da Biblioteca Municipal de Vila Velha de Ródão, /bibliotecamunicipalrodão.

 

 

Comentar