Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 17, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Dois projetos contemplados no Orçamento Participativo da Freguesia de Castelo Branco

Dois projetos contemplados no Orçamento Participativo da Freguesia de Castelo Branco
José Lagiosa

O Executivo da Junta de Freguesia de Castelo Branco anunciou hoje, em conferência de imprensa realizada na sede da autarquia, a decisão de considerar, em situação de igualdade, os dois projetos mais votados.

A decisão prende-se, como explicou o presidente da Junta de Freguesia, Jorge Neves, pelo facto de a votação ter ditado uma diferença de apenas um voto entre os dois projetos mais votados.

“Cuidar com mais Qualidade na Freguesia”, projeto nº 5 com 1013 votos e “Lentisc@is em Rede”, projeto nº 1 com 1012 votos foram os dois mais votados.

Após exaustiva análise de todo o processo de votação foi garantida, em reunião com a empresa responsável pelo sistema, o total rigor e a transparência do processo em todas as suas etapas.

Perante esta realidade “executaremos, em situação de igualdade os dois projetos, que irão constar no PAO 2017, como efetivação do Orçamento Participativo da Freguesia de Castelo Branco”, referiu Jorge Neves.

Significativo foi também a subida de votos recebidos, 2 624 que, mais que duplicaram relativamente ao ano anterior quando se registaram 1 278.

Por esta razão o executivo “congratula-se perante um elevado nível da votação global do processo”, afirmou o presidente da autarquia.

Da esquerda Rui Borges, Paula Teixeira, Jorge Neves, Francisco Lourenço e Manuel Veloso

Da esquerda Rui Borges, Paula Teixeira, Jorge Neves, Francisco Lourenço e Manuel Veloso

“Significou uma participação muito significativa dos eleitores da nossa Freguesia e ainda um grande envolvimento das entidades e das personalidades proponentes”, concluiu Jorge Neves.

Recorde-se que esta foi a segunda edição de Orçamento Participativo da Freguesia de Castelo Branco sendo que com as eleições autárquicas em 2017, não está neste momento garantida que a edição de 2018 venha a ter lugar.

Recorde-se que em votação estiveram seis projetos dos 14 apresentados, como resultado de uma na análise inicial, prevista no Regulamento do OP.

Sete dos projectos ultrapassavam as competências da Freguesia de Castelo Branco e um deles foi proposto por um cidadão não eleitor na freguesia, situação “sine qua non” para a não elegibilidade.

Comentar