Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Junho 1, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Secretário de Estado diz que vai criar rede de estações experimentais

José Lagiosa

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, referiu em Castelo Branco, no passado dia 29 de Setembro, que o Governo vai criar uma rede nacional de estações experimentais para dar mais sustentabilidade à área da investigação e apoio aos agricultores.

A afirmação foi proferida na sessão de encerramento do Seminário ‘Novas dinâmicas empresariais na agricultura regional – Oportunidades e Desafios’.

Segundo o governante, “os Ministérios da Agricultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior estão a trabalhar para a criação de uma rede nacional de estações experimentais, juntando o conhecimento dos politécnicos e o património (do Ministério da Agricultura) que foi abandonado”.

Luís Medeiros Vieira sublinhou ainda que o ensino e a investigação não servem apenas para “melhorar currículos: o trabalho académico é importante, mas deve ser posto ao serviço dos agricultores”.

O evento que contou com a presença de cerca de 100 pessoas, foi promovido pela  Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) com o apoio da Direção Regional da Agricultura e Pescas do Centro e do Jornal do Fundão, e teve por objetivo promover o setor agrícola e analisar a mutação que se verifica, desde alguns anos, na agricultura da Beira Baixa, que se apresenta hoje mais dinâmica e a procurar novas formas de se afirmar.

Estas novas formas de encarar o setor agrícola, estiveram patentes nas várias intervenções proferidas no decorrer do evento, com o testemunho de empresários, técnicos e especialistas do setor, que entre outros aspetos, referiram os fatores críticos para o sucesso desta nova agricultura, as estratégias mais adequadas para o sector, bem como a necessidade de promover bons exemplos de sustentabilidade empresarial, que possam inspirar e multiplicar os casos de sucesso.

A iniciativa contou ainda na sessão de abertura com a presença da diretora Regional da Agricultura e Pescas do Centro, Adelina Martins, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia e José Adelino Gameiro, presidente de Direção da AEBB.

Em paralelo, decorreu no espaço AEBB, uma pequena mostra de produtos regionais e de novas iniciativas empresariais no setor agrícola, uma forma de promover a qualidade e variedade da agricultura e da indústria agro-alimentar da região.

 

Comentar