Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Julho 27, 2017

Ir para o Topo

Topo

Um Comentário

“Vinho ao Balcão” proporciona Prova de Vinhos inédita no Centro Comercial Alegro

“Vinho ao Balcão” proporciona Prova de Vinhos inédita no Centro Comercial Alegro
José Lagiosa

Os vinhos da Quinta dos Termos foram, hoje, as vedetas da primeira Prova de Vinhos organizada pelo “Vinho ao Balcão”, no novo espaço de gastronomia do Centro Comercial Alegro de Castelo Branco.

O “Vinho ao Balcão” é um dos conceitos que aceitou o desafio do centro comercial para fazer parte da remodelação da área de gastronomia Merenda 6000 inaugurada recentemente.

Logotipo

Logotipo

Artur Diogo abriu as “hostilidades” no seu espaço, inteiramente dedicado a vinhos da Beira Interior, conforme fez questão de salientar, onde estão representadas, até ao momento, dezassete produtores da região e 100 referências de vinhos.

Este número poderá subir para o dobro logo que outros produtores dêem resposta positiva ao desafio lançado por este empreendedor albicastrense.

Como primeiro convidado para estas provas que se repetirão com outros intervenientes esteve presente o João Carvalho, engenheiro e proprietário da Quinta dos Termos que conduziu os convivas pelo mundo da vinicultura e dos vinhos que com sabedoria, empenho e determinação tão bem tem conduzido os produtos que produz na sua adega.

João Carvalho serve João Cristóvão

João Carvalho serve João Cristóvão

“A enologia permite tudo”, afirmou João Carvalho, para logo adiantar que “mas não é isso que vai vender os nossos vinhos. Temos que vender pela diferença. Produzimos dez vezes menos que os grandes produtores mundiais de vinhos que fazem ‘vinhos de perfil internacional’ para vender a 1 ou 1,5€”.

“Nós temos de produzir em termos diferentes. No nosso caso produzimos com as leveduras das próprias uvas”, referiu o vinicultor, para acrescentar ainda que “a única diferença é nas madeiras que usamos”.

Grupo de convidados

Grupo de convidados

Ontem os convidados do “Vinho ao Balcão” foram brindados, com três vinhos, um branco e dois tintos, autênticas relíquias, do catálogo do produtor da Beira Interior.

Só um deles ainda está à venda, o tinto de 2006 “Escolha Gil Loureiro”, vencedor do primeiro concurso de vinhos da Beira Interior, cujo preço à saída da Adega é de 50€.

Mas a grande surpresa foi o primeiro tinto engarrafado, após o salto qualitativo da adega, com 15 anos, uma autêntica pérola, em muito boa forma e que já não é comercializado.

Vinhos não faltaram

Vinhos não faltaram

“ O Artur pediu-me para trazer uma coisa diferente, por isso eu trouxe vinhos com dez ou mais anos e por isso o branco é igualmente de 10 anos”, referiu João Carvalho.

Refira-se que a Quinta dos Termos só produz vinhos DOC é a maior produtora da Beira Interior e está nas dez maiores de Portugal.

 

 

 

Comentários

  1. Rui Manuel de Oliveira Farinha

    Gostei muito.
    Estava fantástico.
    Parabéns a todos:
    Recomendo!!!

Comentar

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.