Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Janeiro 25, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Arquivo do Visconde de Vila Maior, antigo reitor da UC, em exposição na Biblioteca Joanina

Arquivo do Visconde de Vila Maior, antigo reitor da UC, em exposição na Biblioteca Joanina
José Lagiosa

“A Vinha das Vinhas – apontamentos ampelográficos” é o tema do colóquio que te lugar amanhã, dia 15 de novembro, às 14h30, na Sala Pedro Nunes na Universidade de Coimbra.

O colóquio vai assinalar a conclusão do projeto “O Arquivo Pessoal e Familiar do Visconde de Vila Maior – preservar memória, divulgar o passado”, arquivo que está à guarda do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Simultaneamente será inaugurada, pelas 17h30, a exposição documental “Visconde de Vila Maior: o arquivo (s)em reserva” no piso intermédio da Biblioteca Joanina.

Financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e proposto pela Sociedade Broteriana (a primeira sociedade botânica em Portugal) e pelo Departamento de Ciências da Vida da FCTUC, o projeto “O Arquivo Pessoal e Familiar do Visconde de Vila Maior” incluiu o restauro da documentação, a descrição arquivística e a disponibilização da informação on-line.

Fica assim acessível à comunidade o arquivo documental da vida pública, mas também privada, de Júlio Máximo de Oliveira Pimentel (1809-1884), 2º Visconde de Vila Maior, que, com a sua amplitude de interesses, foi militar, político, químico, comissário de exposições internacionais, estudioso da vinha e do vinho e reitor da UC.

Durante o seu reitorado (1869-1884), o Visconde de Vila Maior estabeleceu uma escola Ampelográfica no Jardim Botânico.

A exposição documental “Visconde de Vila Maior: o arquivo (s)em reserva”, retrata a sua atividade pessoal, académica e profissional.

Ao todo foram selecionados 70 documentos, distribuídos por 8 expositores e alguns objetos (retratos do Visconde, espécime de herbário, modelos botânicos, entre outros).

 

Comentar