Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 21, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Câmara de Comércio e Indústria do Centro assina protocolo com congénere de Salamanca

Câmara de Comércio e Indústria do Centro assina protocolo com congénere de Salamanca
José Lagiosa

A Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC/CCIC) e a Confederação de Organizações de Empresários de Salamanca, Espanha, (CONFAES) assinaram hoje um protocolo de colaboração e gestão dos interesses empresariais de ambas as organizações.

“Este acordo é uma oportunidade para potenciarmos projetos comuns que permitam consolidar o relacionamento entre os empresários de um lado e do outro da fronteira”, disse o presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Centro, José Couto, após a assinatura do protocolo.

Segunda nota divulgada pelo CEC/CIC, “o protocolo foi celebrado tendo em conta que estas duas entidades atuam na defesa dos interesses empresariais e no fomento e desenvolvimento do tecido produtivo e empresarial das regiões que representam, a Região Centro de Portugal e a Região de Salamanca”.

O acordo prevê a colaboração e gestão dos interesses empresariais gerais e específicos dos associados de ambas as organizações, assim como a promoção de projetos comuns que impulsionem o desenvolvimento da atividade económica e o apoio de candidaturas e projetos comuns a fundos e programas comunitários previstos para o desenvolvimento das regiões transfronteiriças.

Nos termos do documento, ficou ainda estabelecido entre o CEC/CCIC e a CONFAES a colaboração na realização de feiras, seminários e outros eventos “que contribuam para o alcance e visibilidade de ambas”.

Englobando o Conselho Empresarial do Centro e a Câmara de Comércio e Indústria do Centro, o CEC/CCIC conta com associados dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu e foi fundada em 1993.

Tem como finalidade o “desenvolvimento homogéneo e sustentado, estudo, defesa e promoção das empresas e dos interesses socioeconómicos da Região Centro, mediante a unidade, cooperação e representação das respetivas estruturas associativas empresariais e outras organizações que o integrem, bem como a articulação em rede com os diferentes atores, públicos e privados, regionais, nacionais e internacionais, na prossecução dos seus fins”.

O CEC/CCIC lidera a Rede de Empreendedorismo e Incubação da Região, composta por doze incubadoras, a Centro Business Angels e a Rede de Inovação da Região Centro, que integra as Entidades do Sistema Científico e Tecnológico e as empresas NITEC.

Fundada há 30 anos, a Confederación de Organizaciones de Empresarios Salmantinos (CONFAES) junta as associações empresariais mais representativas da região de Salamanca e é liderada por Juan Manuel Gómez, que assinou o protocolo com a entidade portuguesa.

As duas organizações pertencem à Rede Ibérica de Regiões Transfronteiriças.

*Lusa

Comentar