Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 22, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Geminação entre “Castelos Brancos” deu hoje mais um importante passo

Geminação entre “Castelos Brancos” deu hoje mais um importante passo
José Lagiosa

As Freguesias de Castelo Branco, a da Beira Baixa e a do Faial, Açores, deram hoje início a mais uma acção integrada no processo de geminação entre as duas autarquias com o mesmo nome.

Jorge Neves

Jorge Neves

O pontapé de saída deu-se através de uma videoconferência onde participaram, os presidentes das duas freguesias, Jorge Neves [Beira Baixa] e Vítor Pimentel [Açores], para além do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, o vereador da Câmara Municipal da Horta, Filipe Meneses e os alunos das escolas intervenientes nesta etapa do processo de geminação.

Alunos do Agrupamento de Escola Afonso de Paiva e da EBI Castelo Branco, Horta, mantiveram o primeiro contacto através de videoconferência, através da qual explanaram o método de trabalho que seguirão antes de se juntarem fisicamente, em duas ocasiões, uma com os meninos e meninas da Beira Baixa a deslocarem-se à Horta e outra, já agendada para maio, com os alunos açorianos a viajarem até Castelo Branco, na Beira Baixa, onde com os familiares diretos farão uma recreação do Divino Espírito Santo, romaria religiosa de grandes tradições nos Açores.

Luís Correia

Luís Correia

A retribuição da visita acontecerá, provavelmente também em maio, com os alunos da Escola Afonso de Paiva a visitarem a Horta.

“Um grande momento que está hoje aqui a decorrer”, afirmou o edil Luís Correia, para reconhecer logo de seguida que as “meninas e meninos ficam mais ricos culturalmente”, referindo-se à troca de experiências que este processo trará inevitavelmente na vivência dos alunos intervenientes.

Já o vereador da autarquia da Horta salientou que este é um “projeto notável”, acrescentando que a autarquia da ilha do Faial era sensível às novas tecnologias da informação ao ponto de todo o território do município da Horta oferecer actualmente “wireless gratuito em todo o concelho da Horta”.

Vítor Pimentel no ecrã ao fundo

Vítor Pimentel no ecrã ao fundo

 

Vítor Pimentel fez um balanço breve do que tem sido este processo, das suas virtudes e dificuldades, reconhecendo que a ultrapassagem das mesmas tem sido possível, graças ao empenhamento dos autarcas das duas freguesias enaltecendo que “esta é já uma batalha ganha”.

Jorge Neves para além do balanço do processo de geminação reafirmou que “o desafio de conseguir passar dos acordos teóricos a atos práticos que consubstanciassem o acordo de geminação foi conseguido”, acrescentando que a meta é “promover o meio ambiente” numa perspectiva mais ampla de defesa desse mesmo meio.

 

Comentar