Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Janeiro 22, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

IPCB promoveu a 6ª edição das Jornadas do Conhecimento e Transferência de Tecnologia

IPCB promoveu a 6ª edição das Jornadas do Conhecimento e Transferência de Tecnologia
José Lagiosa

A 6ª edição das Jornadas do Conhecimento e Transferência de Tecnologia (JCTT) decorreu no Geohotel Escola de Monsanto, concelho de Idanha-a-Nova,no passado dia 17 de novembro.

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), através do seu Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional (CEDER), tem vindo a organizar as JCTT que têm como principal objetivo discutir o contributo do conhecimento para as atividades económicas, numa perspetiva de maior intervenção e aproximação do IPCB às áreas em que o seu conhecimento pode ser uma mais-valia para a criação de valor.

Foi na sequência desse percurso que este ano foram organizadas conjuntamente pelo CEDER e pela Escola Superior de Gestão do IPCB.

Estas Jornadas revestiram um figurino diferente do habitual, assumindo um cariz mais operativo.

Nesse sentido envolveu a realização de sessões paralelas de trabalho com três empresas que já vêm a desenvolver projetos de cooperação com o IPCB e às quais foi solicitado, previamente, que identificassem competências científicas e tecnológicas que pudessem ajustar-se aos desafios das suas estratégias de renovação dos fatores de competitividade, designadamente pela introdução de novos produtos e pela melhoria da eficiência dos seus processos produtivos.

Foi neste contexto que se reuniram os empresários Helena Vinagre, da Aromas do Valado, Nuno Dias, da Beira Salgados e Arlindo Cardosa e Catarina Camilo, da Nature Fields, em sessões paralelas com diferentes grupos de investigadores do IPCB, cobrindo uma pluralidade de áreas, como a gastronomia, o turismo, a biotecnologia e engenharia alimentar, o design, a gestão, a engenharia informática e a saúde.

Este evento permitiu dar continuidade à política institucional de abertura e aproximação ao tecido empresarial e à comunidade, afirmando também uma estratégia de proatividade do IPCB em matéria de transferência de conhecimento e tecnologia.

 

 

Comentar