Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 15, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Geopark Naturtejo no Natal da Europa em Estrasburgo

Geopark Naturtejo no Natal da Europa em Estrasburgo
José Lagiosa

O Natal de Estrasburgo é um dos mais antigos e visitados mercados de Natal da Europa, contando já com 446 edições.

A magia do Natal traz mais de 2 milhões visitantes vindos de vários pontos de Franca e dos quatro cantos do mundo, atraídos pelas decorações, iluminações nas ruas e edifícios, ambiente festivo e pela cultura natalícia.

Este ano o mercado conta com 300 chalés espalhados por 12 locais emblemáticos da Grande Île de Estrasburgo.

O Geopark Naturtejo está instalado na Village portugaise, que representa Portugal, o país convidado, em plena Place du Gutemberg, onde são apresentadas e degustadas as tradições natalícias portuguesas.

Idanha-a-Nova organiza esta participação tendo trazido as tradições culturais do Natal português ao centro da Europa.

O Geopark Naturtejo ocupa o chalé “Portugal Natural” onde milhares de visitantes encontram diariamente informação sobre o território, programas geoturísticos e geoprodutos da Aromas do Valado, VóNô, geolicores Acha Doce e geovinho Súbito.

A representação portuguesa conta com a Federação Portuguesa de Turismo Rural, Aldeias Históricas, Natural.pt e Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música.

Além de Idanha-a-Nova e da região Naturtejo estão presentes artesãos do Norte e Alentejo, com artesanato em pele, burel, lã, filigrana assim como verdadeiras iguarias gastronómicas do Norte, Beira Baixa e Serra da Estrela como o azeite, os enchidos, o queijo, o bolo-rei, as empadas, o bacalhau ou o mel.

Destaque ainda para os inúmeros produtos com certificação biológica e o pão na pedra feito em ao vivo em forno a lenha. A Vila Portuguesa já recebeu a visita do Ministro da Cultura Luís Castro Mendes, diversos eurodeputados portugueses e o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Vários Geoprodutos do Geopark Naturtejo e seus produtores estão presentes na Place du Gutemberg, como os Licores Acha Doce (que já serviram 1500 litros de vinho quente na primeira semana), o GeoVinho Súbito, a Geocakes e os Aromas do Valado.

Paralelamente decorrem inúmeras manifestações culturais como concertos de música portuguesa, exposições de pintura e fotografia, assim como uma mostra de cinema português, espalhados por vários pontos emblemáticos da cidade de Estrasburgo.

Diariamente mais de 30 pessoas vindas de Portugal dão vida à Village portugais, com o incansável apoio de portugueses residentes em Estrasburgo, da Missão Permanente de Portugal junto do Conselho da Europa e Consulado-Geral de Portugal em Estrasburgo

 

 

 

 

Comentar