Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 17, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

4º Congresso de Jornalistas decorre em Lisboa até domingo

4º Congresso de Jornalistas decorre em Lisboa até domingo
José Lagiosa

O 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses tem início amanhã e decorre até ao próximo domingo, no cinema São Jorge em Lisboa,

Esta edição do Congresso é promovida por três instituições: Casa da Imprensa, Clube dos Jornalistas e Sindicato dos Jornalistas.

“Liberdade de expressão, expressão da liberdade”, “Deontologia” e “Jornalismo real, jornalismo virtual” foram os lemas que caracterizaram os três Congressos de Jornalistas Portugueses que o Sindicato dos Jornalistas tomou a iniciativa de promover em 1983, 1986 e 1998, respetivamente. Abertos a todos os jornalistas, fossem ou não sindicalizados, esses congressos constituíram grandes manifestações da capacidade dos jornalistas para refletirem sobre o seu papel na sociedade.

Os jornalistas que trabalham fora das principais redações portuguesas esperam que o congresso discuta os vários problemas que afetam aqueles profissionais: o online, as condições de trabalho e a sustentabilidade do jornalismo local são alguns dos temas propostos.

Esperam também que sirva para valorizar o jornalismo de proximidade que, dizem, é muitas vezes esquecido.

“Jornalismo de proximidade e a profissão fora dos grandes centros” é exactamente o mote de um dos painéis do 4º Congresso dos Jornalistas Portugueses, e terá lugar no dia 14, entre as 17 e as 19 horas.

Atualmente publicam-se, entre diários e semanários, 14 jornais de circulação nacional em Portugal, sendo que há 5522 jornalistas com carteira profissional e 2218 com título provisório de estagiário.

A CP apoia este 4º Congresso de Jornalistas concedendo um desconto de 50% nas viagens de ida e volta, nos comboios Alfa Pendular, Intercidades e Regional.

 

 

 

 

Comentar