Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Junho 27, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Geopark Naturtejo celebra Ano Internacional do Turismo Sustentável para o desenvolvimento

Geopark Naturtejo celebra Ano Internacional do Turismo Sustentável para o desenvolvimento
José Lagiosa

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2017, como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

Este é o reconhecimento da importância do Turismo para “estimular a melhor compreensão entre os povos em todos os lugares, e conduzir a uma maior consciência da herança de várias civilizações e a uma melhor apreciação dos valores inerentes de diferentes culturas, contribuindo assim para o fortalecimento da paz no mundo“.

Segundo Taleb Rifai, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, esta resolução é uma oportunidade única para aumentar a contribuição do sector do turismo para os três pilares da sustentabilidade, económico, social e ambiental, ao aumentar a consciência das verdadeiras dimensões de um setor que é muitas vezes subestimado”.

A Rede Europeia de Geoparques é parceira oficial do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, com o objetivo de promover os Geoparques da UNESCO no mercado turístico internacional como destinos turísticos sustentáveis de elevada qualidade e com o reconhecimento da UNESCO.

No território do Geopark Naturtejo tem sido feita uma grande aposta no Turismo Sustentável, tendo-se verificado nos últimos 10 anos um claro aumento do número de empresas no sector e a criação de postos de trabalho, com benefícios económicos para as comunidades e minimizando impactos negativos ambientais e socioculturais.

Enquanto parceiro do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, o Geopark Naturtejo irá continuar a trabalhar com os seus municípios para desenvolver e promover este, como um destino de turismo sustentável em Portugal, realizando diversas actividades durante o ano.

Destaque-se, por exemplo, a Conferência Internacional de Turismo Sustentável, já nos dias 24 e 25 de Fevereiro, em Penamacor, acções de divulgação e visitas temáticas, ações de formação sobre o Geopark Naturtejo para diferentes públicos, exposições dentro e fora do território e outras iniciativas, que poderá conhecer em www.naturtejo.com.

A apresentação oficial do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento irá decorrer, amanhã, na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), , onde o Geopark Naturtejo estará presente a coordenar o stand dos Geoparques da UNESCO, com o propósito de fortalecer a visibilidade dos Geoparques Mundiais da UNESCO enquanto agentes inovadores da indústria do turismo.

 

Comentar