Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 9, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Quilómetro zero da Grande Rota da Cortiçada é inaugurado este domingo

Quilómetro zero da Grande Rota da Cortiçada é inaugurado este domingo
José Lagiosa

O Município de Proença-a-Nova vai inaugurar o quilómetro zero da Grande Rota da Cortiçada (GR39) este domingo, 15 de janeiro, coincidindo com a realização do passeio pedestre organizado mensalmente pela autarquia.

Aprovada pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), esta GR39 tem um total de 130 quilómetros, devendo estar totalmente marcada no final do primeiro trimestre.

“A Grande Rota é um dos resultados dos 137 passeios pedestres já realizados e um dos projetos âncora do Município que servirá para a captação de mais visitantes a Proença-a-Nova, dinamizando todas as ofertas do nosso turismo, tendo como objetivos principais a promoção da nossa região através da utilização dos alojamentos locais existentes, das praias fluviais, da gastronomia das paisagens e das suas gentes”, refere João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Para promover a GR39, os passeios pedestres mensais irão percorrer, até junho de 2018, estes 130 quilómetros de percurso em que se privilegia a passagem por valores patrimoniais e culturais de relevo de modo a dar a conhecer ao visitante o que de melhor o concelho pode oferecer, dos monumentos megalíticos aos redutos militares, dos moinhos, fontes, fornos, aldeias do e de Xisto às ribeiras, vistas panorâmicas e pontos cénicos de grande beleza.

O traçado selecionado engloba um vasto número de caminhos florestais existentes, privilegiando os cursos de água e as praias fluviais que são de uma grande riqueza paisagística e faunística.

Existem ainda sete percursos pedestres de pequena rota no território proencense, homologados e marcados de acordo com as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), que regulamenta esta atividade.

Estes percursos de pequena rota, que totalizam os 84,17 quilómetros, podem ser feitos a qualquer momento tendo em conta a sinalética existente no terreno.

Passeio pedestre

Paralelamente, a Federação implementou o projeto das Grandes Rotas, percursos pedestres com mais de 30 quilómetros que têm uma marcação diferenciada no terreno (enquanto que nos PR – Pequena Rota a sinalética é vermelha e amarela, nos GR – Grande Rota é vermelha e branca).

Os 130 quilómetros terão por isso sinalização de orientação específica, com recurso a materiais perfeitamente integrados na paisagem, com zonas de descanso e de lazer e miradouros devidamente assinalados e identificados no terreno.

Serão identificados os alojamentos locais existentes no concelho, mesmo os que estejam mais afastados da rota, e haverá informação de apoio que ajuda à interpretação da paisagem.

Será igualmente apresentada uma aplicação informática para complementar a experiência de caminhar a paisagem.

A inscrição no passeio pedestre mensal pode ser feita diretamente no Posto de Turismo de Proença-a-Nova (939 623 269) ou na página do município, em www.cm-proencanova.pt (área de Lazer – Praticar – Passeios Pedestres).

O passeio de 15 de janeiro tem uma distância aproximada de nove quilómetros, ligando a vila de Proença-a-Nova à aldeia de Labrunhal.

Comentar