Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 17, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Azeite e Fumeiro fazem sucesso em Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova

Azeite e Fumeiro fazem sucesso em Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova
José Lagiosa

Os sabores e saberes tradicionais “reinaram” este fim de semana no XV Festival do Azeite e Fumeiro, em Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova.

“Somos um território reconhecido pelos seus produtos de excelência. Hoje como outrora, o azeite e o fumeiro têm grande sucesso porque são produzidos de uma forma genuína”, afirmou na abertura o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

O autarca referiu que este festival, como todos os outros organizados ao longo do ano pelo concelho, “visa dar vida ao território, criando autoestima nas populações e produzindo efeitos muito positivos na dinamização da economia, na criação de riqueza e de emprego”.

Destacando a qualidade do azeite da região, Armindo Jacinto transmitiu ainda que, neste mês de fevereiro, um azeite biológico idanhense obteve o segundo lugar entre os seis azeites portugueses participantes na maior feira de produtos biológicos do mundo, a Biofach, na Alemanha.

Helena Silva, presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, também enalteceu a qualidade dos sabores locais.

“Temos um vasto olival tradicional que produz um excelente azeite nos nossos lagares e temos um fumeiro fantástico e reconhecido”, afirmou, realçando o envolvimento da população no certame.

Feira do Azeite e Fumeiro trouxe inúmeras pessoas ará Proença-a-Velha

Em Proença-a-Velha viveram-se dois dias de diversão, com animação temática para toda a família e muita música.

Aqui o destaque vai para a grande noite de fados com Sara Paixão, Rui Aziago e Salomé Silveira, e para os excelentes grupos tradicionais de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da UNESCO, na área da Música.

 

Comentar