Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Novembro 11, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Almaraz: Partido “Os Verdes” alerta Costa e Rajoy para perigo da central nuclear

Almaraz: Partido “Os Verdes” alerta Costa e Rajoy para perigo da central nuclear
José Lagiosa

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) lançou hoje uma campanha que visa o encerramento da central nuclear espanhola de Almaraz, através da recolha de assinaturas em postais que vão ser entregues aos líderes dos governos português e espanhol.

A campanha “É Urgente Fechar Almaraz” arrancou hoje às 11:00, nos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Lisboa e Setúbal, com a recolha de assinaturas em dois postais, onde se pede ao primeiro-ministro português, António Costa, e ao presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, o encerramento da central nuclear de Almaraz.

“Pretendemos recolher assinaturas junto das pessoas para que elas próprias enviem através de ‘Os Verdes’ o postal dirigido, em primeiro lugar, ao primeiro-ministro português, no sentido de exercer todos os esforços, nomeadamente diplomáticos, junto do governo espanhol para que se encerre a central”, disse à agência Lusa, Miguel Martins, do PEV.

Este responsável sublinha que a central nuclear de Almaraz “está obsoleta” e que já devia ter encerrado em 2010.

“Por causa das grandes pressões das empresas energéticas espanholas, a licença foi prolongada até 2020. Aquilo que pretendemos é que as pessoas e o próprio primeiro-ministro português exerçam pressão para não se prolongar a vida da central para além de 2020”, frisou.

No postal dirigido a António Costa, o apelo recorda que a central nuclear de Almaraz “é um perigo e uma ameaça”, pelo que se apela ao Governo para “agir, por todos os meios políticos e diplomáticos, para o seu rápido encerramento”.

Já no postal que vai ser endereçado ao presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, além de se alertar para o perigo que a central nuclear representa “à porta” de Portugal, é sublinhada a cooperação e a “boa vizinhança” entre os dois povos ibéricos.

“Em respeito pelo legítimo direito à segurança do povo português e pela preservação dos nossos recursos para as gerações vindouras, deve iniciar o mais rapidamente possível o encerramento da central nuclear de Almaraz. A cooperação e a boa vizinhança entre os nossos povos assim o exigem”, lê-se no postal.

O responsável do PEV recorda que a central “é um perigo”, sobretudo para os distritos de Castelo Branco e de Portalegre.

“’Os Verdes’ sempre foram contra e combateram o nuclear, entendemos que há outras energias alternativas que não constituem perigo, não só no presente como no futuro, porque o impacto da energia nuclear é grave”, conclui.

*Lusa

Comentar