Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Janeiro 28, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Nove casas-museu do Norte vão ser promovidas em portal, livro e documentários

Nove casas-museu do Norte vão ser promovidas em portal, livro e documentários
José Lagiosa

O projeto “Escritores a Norte – Vidas com Obras em Casas D´Escritas”, da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), vai criar um portal, um livro e documentários para promover nove casas-museu da região Norte, anunciou hoje aquela entidade.

Com um investimento total de 145 mil euros, com financiamento pelo ON2 – O Novo Norte, esta iniciativa tem por objetivo promover e divulgar o “vasto património, que não se esgota no já de si imenso em termos literários, existente em torno de nove casas-museu da região Norte”, disse hoje à Lusa fonte da DRCN.

As nove casas-museu envolvidas são: Casa das Quintas (Mesão Frio), Espaço e Casa Miguel Torga (Sabrosa), Casa de Camilo Castelo Branco (Famalicão), Fundação Cupertino de Miranda (Famalicão), Casa-Museu Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis), Casa-Museu Guerra Junqueiro (Porto), Casa-Museu Aquilino Ribeiro (Moimenta da Beira), Fundação Eça de Queirós (Baião) e Casa-Museu José Régio (Vila do Conde).

No âmbito deste projeto, uma das ações previstas é a criação de um portal dedicado às casas-museu com toda a informação relativamente a cada um dos espaços memória, escritores envolvidos e património, já disponível na página de internet http://escritoresanorte.pt/.

A edição de um livro inteiramente dedicado a esta temática com designação homónima e editado em português, francês, inglês e espanhol, com uma tiragem prevista de 6.000 exemplares, é outra das iniciativas.

A DRCN prevê ainda produzir nove documentários, cada um deles dedicado a uma casa, escritor e património associado que, posteriormente, resultará numa série de televisão e DVD.

“Esta série de documentários cumpre o papel de divulgador da vida e obra destes escritores, num formato narrativo de documentário, mas com um relevante caráter educativo, direcionado ao público em geral”, explicou.

A “Escritores a Norte – Vidas com Obras em Casas D´Escritas” vai ser apresentada na quinta-feira na BTL 2017 – Feira Internacional de Turismo, que decorre na Feira Internacional de Lisboa, às 14:00.

Em 2016, o número de visitantes aos monumentos e museus sob alçada da DRCN registou um total aproximado de 1,5 milhões de visitantes, um aumento de 82% em relação ao ano anterior.

*Lusa

Comentar