Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 25, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

O Direito Penal Europeu no Contexto Global em análise em Coimbra

O Direito Penal Europeu no Contexto Global em análise em Coimbra
José Lagiosa

A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, participa, no próximo dia 30 de março, pelas 8h45m, na Sessão de Abertura da Conferência Internacional “O Direito Penal Europeu no contexto global: valores, princípios e políticas”.

A Conferência que é promovida pelo Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra e pela European Criminal Law Academic Network (ECLAN), prolonga-se  até ao dia seguinte, 31 de março e decorre no Auditório da Faculdade de Direito (FDUC).

Tem como grandes objetivos, segundo a organização, analisar a interação entre o direito penal europeu, o direito internacional e as organizações internacionais, bem como a influência recíproca entre eles. Para esse fim, a Conferência está dividida em três painéis, onde se abordarão, sucessivamente:

– os valores presentes nas dicotomias cidadania / direito penal, privacidade / prevenção criminal e direitos fundamentais / punição;

– os princípios da jurisdição extraterritorial, do ne bis in idem e do reconhecimento mútuo;

– e as políticas relativas ao controlo do branqueamento, do terrorismo e do financiamento do terrorismo, às medidas restritivas e à criminalização dos migrantes.

Um dia antes da conferência, amanhã, tem início, também no Auditório da FDUC, um simpósio sobre a Procuradoria Europeia.

O objetivo é produzir, uma reflexão sobre o estado atual do projeto, num momento crucial das negociações entre os Estados-Membros da UE.

Os dois eventos trazem a Coimbra académicos e profissionais de mais de 20 nacionalidades.

O programa integral do Simpósio e da Conferência está disponível em: http://www.ij.fd.uc.pt/eventos/ij/2017/events_mars2017.html

*Lusa

 

 

Comentar