Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Novembro 13, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Segurança Social avalia modelo e futuro de lar de jovens de Castelo Branco

Segurança Social avalia modelo e futuro de lar de jovens de Castelo Branco
Carlos Castela

O Instituto da Segurança Social (ISS) informou hoje que está a avaliar o modelo de intervenção e o futuro da Casa da Tapada da Renda, uma instituição de acolhimento residencial especializado, que atualmente não tem quaisquer jovens.

A Casa da Tapada da Renda é uma instituição com acordo de cooperação com o ISS e recentemente esteve envolvida numa polémica em torno de jovens ali colocados, que alegavam ter sido agredidos por funcionários.

À agência Lusa, o ISS referiu, por escrito, que o modelo de intervenção ali desenvolvido está em avaliação e adiantou que, nesse âmbito, “a casa em questão continua sem ocupação, encontrando-se prevista para os próximos dias uma reunião com a instituição com vista a analisar conjuntamente o futuro do espaço e da resposta em particular”.

Em dezembro de 2016, o Tribunal de Castelo Branco acabou por absolver os 11 funcionários da instituição que estavam acusados de crimes de ofensa à integridade física qualificada sobre nove jovens e, a partir daí, o ISS não voltou a colocar lá algum jovem.

A Casa da Tapada da Renda possui um acordo de cooperação com o instituto e, segundo o ISS, a tipologia de resposta de acolhimento em causa “é a mais exigente em termos de recursos físicos e de qualificação dos recursos humanos, dado o perfil emocional e comportamental das crianças e jovens”.

  • Lusa

Comentar