Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Dezembro 12, 2017

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

ESA recebe 7ª edição da Feira Agro-Agrária em Castelo Branco

ESA recebe 7ª edição da Feira Agro-Agrária em Castelo Branco
José Lagiosa

A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco realiza, de 29 de abril a 2 de maio, a 7.ª edição da Feira Agro-Agrária, contando com o apoio das autarquias de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Fundão, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Oleiros.

O evento irá decorrer na Quinta da Sr.ª de Mércules, em Castelo Branco, e compreende a exposição de animais, equipamentos, produtos agrícolas e fatores de produção direta ou indiretamente associados às atividades do setor.

O principal objetivo da feira é realçar perante a comunidade a importância que a agricultura tem na região e no país, divulgando a Escola Superior Agrária e todos os agentes do setor agrícola e florestal presentes na exposição.

Por outro lado, através desta feira, a Escola pretende sensibilizar os jovens e respetivas famílias para a agricultura, quer enquanto atividade económica, quer enquanto atividade produtiva que está na base da autossuficiência alimentar do país, sempre imbuída de responsabilidades ambientais.

A exposição conta com a participação de variados intervenientes que irão apresentar produtos regionais como o mel, queijos e vinhos, produtos de utilização agrícola como tratores e alfaias, adubos, fitofármacos, material para vedações, rega, ordenha e equipamentos para utilização de energias renováveis e a representação de associações agrícolas e florestais.

Durante a feira ocorrem diversas atividades: jornadas técnicas; concurso das raças autóctones Merino da Beira Baixa, Charnequeira e Churro do Campo com a participação da Ovibeira e respetivos livros genealógicos, demonstração de cães de pastoreio, concurso de queijos DOP com a participação do CATAA, concurso hípico de saltos de obstáculos, apresentação de poldros de raça Lusitana, passeio de BTT, Open de orientação e passeio a cavalo.

Desta forma espera-se reforçar nos visitantes os laços com o seu território natural nas dimensões lúdica, cultural e económica.

Comentar