Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Junho 17, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Incêndios: Dois concelhos com risco “Muito Elevado” e outros 50 com “Elevado”

Incêndios: Dois concelhos com risco “Muito Elevado” e outros 50 com “Elevado”
José Lagiosa

Os concelhos de Vimioso (Bragança) e Oleiros (Castelo Branco) apresentam hoje risco “Muito Elevado” de incêndio e outros 50 municípios estão com risco “Elevado”, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão em risco “Elevado” de incêndio 50 municípios dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Porto, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Santarém, Beja e Faro.

Os restantes distritos do país apresentam risco ‘moderado’ e ‘reduzido’ de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado no Algarve, e condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial nas regiões do interior Norte e Centro e durante a tarde.

A previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura mínima, em especial na região Sul, e descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 18 e 29 graus Celsius, no Porto entre 12 e 24, em Vila Real e Viseu entre 12 e 23, em Bragança entre 11 e 25, na Guarda entre 12 e 19, em Coimbra entre 16 e 27, em Castelo Branco entre 15 e 26, em Santarém entre 15 e 30, em Évora entre 12 e 30, em Beja entre 16 e 32 e em Faro entre 18 e 30.

Para a região Autónoma dos Açores está previsto céu muito nublado em todas as ilhas e vento nordeste fraco a moderado, com as temperaturas a variarem entre os 14 e os 18 graus Celsius em Santa Cruz das Flores e entre os 13 e 18 na Horta, em Angra do Heroísmo e em Ponta Delgada.

O IPMA prevê para a Região Autónoma da Madeira uma pequena descida da temperatura, com períodos de céu muito nublado e vento fraco a moderado. As temperaturas vão variar entre os 13º e os 17º no Funchal.

*Lusa

Comentar