Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Maio 31, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Manuel Faria Ensemble apresenta-se pela primeira vez ao público em Coimbra

Manuel Faria Ensemble apresenta-se pela primeira vez ao público em Coimbra
José Lagiosa

O Manuel Faria Ensemble apresenta-se, amanhã, dia 7 de abril, às 21 horas, pela primeira vez ao público, na Igreja de Santa Cruz de Coimbra.

Manuel Faria Emsemble tem como objetivo principal a interpretação de música sacra dos séculos XX e XXI.

Este projeto acontece no seguimento da “SACRA XX-XXI”, linha editorial criada no seio do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa – MPmp, inaugurada no passado dia 14 de fevereiro na Biblioteca Municipal de Coimbra, e destina-se, essencialmente, “a dar a merecida visibilidade aos compositores portugueses contemporâneos formados em música sacra”.

Manuel Faria Ensemble

 

Ensemble concentra sobre si próprio cantores e instrumentistas, respetivamente para a música coral/vocal e instrumental, aliando diversas componentes à sua performance, tais como a investigação, o estudo, a edição e a publicação de partituras.

Este novo projeto, parte de uma idealizada conjugação de vontades de maestros, diretores de coro e doutorandos em direção (coral), ativos no panorama nacional e internacional musical, com particular destaque para a cidade de Coimbra, sob a orientação artística de Paulo Bernardino.

 

Neste concerto, será dado particular relevo aos compositores Pe Manuel Faria (1916 – 1983) e Pe Maurice Pirenne (1928 – 2008) – compositor holandês com um percurso muito similar ao de Manuel Faria – com estreia de diversas obras dos mesmos, com especial destaque para o “Stabat Mater” (para coro misto e orquestra de cordas em diálogo com o canto gregoriano) deste compositor português, enobrecendo e desenvolvendo, também, as celebrações do centenário do seu nascimento que decorrem no país e de modo especial na cidade de Coimbra.

 

 

Comentar