Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 28, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Festival de Cereja de Proença-a-Nova regressa no sábado com 17 produtores

Festival de Cereja de Proença-a-Nova regressa no sábado com 17 produtores
José Lagiosa

O VI Festival de Cereja de Montes da Senhora, em Proença-a-Nova, realiza-se no sábado e no domingo e, ao contrário da edição anterior, que decorreu sem cerejas, este ano conta com 17 produtores locais, anunciou hoje a autarquia.

“Ao contrário do que aconteceu na última edição, em que não houve cerejas, este ano vamos ter cerejas no nosso festival ainda que as chuvas de maio tenham prejudicado os nossos produtores”, afirma em comunicado o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo.

Em 2016, o festival foi realizado, mas com a particularidade de não haver cerejas devido às condições climatéricas que atrasaram a maturação do fruto.

“Aliás, no ano passado, mesmo sem cerejas, tivemos grandes enchentes fruto do programa de animação complementar”, explica o presidente deste município do distrito de Castelo Branco.

Este ano, conta com a participação de 17 produtores de cereja locais e de 11 artesãos, além de um programa de animação diversificado que inclui a dinamização de diversas iniciativas durante o fim de semana.

“Sendo um dos produtos de excelência do nosso concelho, o município aumentou este ano o investimento na vertente logística, com a ampliação do espaço em que decorre o certame para acolher as muitas pessoas que nos visitam este fim de semana”, frisou.

O festival da Cereja, com início marcado para as 14:00 de sábado, inclui ainda uma aula de zumba aberta à população, às 16:00, seguida de arruada pela Associação de Tocadores de Concertina de Castelo Branco, pelas 17:30.

Cartaz Festival

Às 18:30, decorre uma sessão de cozinha ao vivo com a receita “clafoutis de cereja”, um desfile de trajes com material reutilizado e, a partir das 20:30, um espetáculo de humor com Eduardo Madeira e Manuel Marques.

No domingo, o dia inicia-se com o passeio pedestre “Montes de Cereja” que será feito entre Sobrainho dos Gaios e Montes da Senhora, com nove quilómetros, passando por importantes cerejais da região.

No período da tarde, decorre a tradicional “Tarde de Folclore e Música Popular”, com um desfile entre a igreja e o recinto do festival, sendo que vão atuar o Grupo de Cantares de S. Miguel d’Acha, Sons da Beira (Proença-a-Nova), Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno e Grupo de Danças e Cantares de Montes da Senhora.

O evento é organizado pelo município de Proença-a-Nova, Junta de Freguesia de Montes da Senhora, Liga dos Amigos e Centro Social Cultural e Recreativo da Freguesia de Montes da Senhora.

*Lusa

Comentar