Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Julho 21, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Freamunde despromovido, Fafe e Vizela obrigados a lutar por ‘play-off’

Freamunde despromovido, Fafe e Vizela obrigados a lutar por ‘play-off’
José Lagiosa

Os jogos de hoje da II Liga portuguesa de futebol, da 40.ª jornada, confirmaram a despromoção do Freamunde, que perdeu com o Portimonense (2-1), enquanto Fafe e Vizela terão, pelo menos, de disputar o ‘play-off’ de manutenção.

A duas jornadas do fim, o 21.º e penúltimo classificado foi derrotado pelo já promovido Portimonense e regressa aos campeonatos não profissionais ao fim de três temporadas na II Liga, juntando-se ao lanterna-vermelha Olhanense no lote de equipas despromovidas.

Já a equipa de Vítor Oliveira continua a liderar o campeonato, com 77 pontos, mais dois do que o Desportivo das Aves, que também já carimbou o ‘passaporte’ para a I Liga e hoje bateu o Penafiel, quarto classificado, por 2-1, mantendo a pressão sobre os algarvios na disputa pelo título de campeão do escalão secundário.

O Fafe, que subiu a 19.º com 42 pontos, os mesmos do Vizela, venceu em casa do Gil Vicente (3-1), tendo virado o resultado depois de entrar a perder, e ainda alimenta esperanças de se apurar para o ‘play-off’ de manutenção, uma vez que não tem hipóteses de se posicionar acima da ‘linha de água’.

O Cova da Piedade, 15.º classificado e cinco pontos acima da zona de descida, venceu no reduto do Vizela por 3-2 em duelo de ‘aflitos’, e deu um passo importante para a permanência, enquanto os minhotos, que caíram para o 20.º lugar com 42 pontos, já não têm possibilidade de garantir a manutenção diretamente.

Em lugar de ‘play-off’ está o Famalicão, 17.º classificado, que saiu derrotado por 1-0 da visita ao Varzim, quinto posicionado, falhando a aproximação ao Académico de Viseu, que é o primeiro clube em posição de assegurar diretamente a manutenção.

Os viseenses concederam, nos descontos, uma derrota caseira ao União da Madeira, que regressou às vitórias depois de quatro jogos sem vencer e adiou a segurança do Académico, que caiu para o 16.º posto, com 51 pontos, e ainda poderá ser ultrapassado pelo Famalicão (47) e alcançado pelo Leixões (45).

O outro lugar de ‘play-off’, o 18.º posto, é ocupado pelo Leixões, com 45 pontos, que hoje, a jogar em casa, entrou a ganhar, mas permitiu ao ‘tranquilo’ Sporting da Covilhã, reduzido a 10 jogadores desde os 58 minutos, vencer por 3-1, com dois penáltis cobrados por Ponde (79 e 83) e um golo de Medarious (87).

Em duelos de equipas B, a formação secundária do FC Porto visitou e venceu a do Sporting de Braga (sétimo), por 3-2, e consolidou o 11.º posto, assegurando matematicamente a permanência no segundo escalão do futebol português.

Nos Açores, o Santa Clara, sexto, venceu confortavelmente o já despromovido Olhanense, por 3-0, no último jogo da tarde.

*Lusa

Comentar