Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 20, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Incêndios: Cinco concelhos do distrito de Faro em ‘risco máximo’

Incêndios: Cinco concelhos do distrito de Faro em ‘risco máximo’
José Lagiosa

Cinco concelhos do distrito de Faro apresentam hoje ‘risco máximo’ de incêndio, segundo informação publicada na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, os concelhos de São Brás de Alportel, Tavira, Aljezur, Castro Marim e Alcoutim estão hoje em ‘risco máximo’ de incêndio.

O IPMA colocou ainda em ‘risco muito elevado’ de incêndio 20 concelhos dos distritos, de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Coimbra e Castelo Branco.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu com períodos de muita nebulosidade em especial por nuvens médias e altas, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir da tarde.

No litoral a sul do cabo Carvoeiro prevê-se um aumento da nebulosidade a partir do meio da tarde e possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos até ao meio da tarde.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando até meio da tarde, moderado a forte no Algarve e nas terras altas das regiões Centro e Sul com rajadas até 75 quilómetros por hora, rodando gradualmente para o quadrante sul, e para noroeste na faixa costeira a norte do cabo Carvoeiro a partir do meio da tarde.

O Instituto prevê ainda subida da temperatura mínima, que será acentuada nas regiões Norte e Centro, e pequena descida da máxima na região Sul.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 18 e 28 graus Celsius, no Porto entre 16 e 30, em Vila Real entre 16 e 30, em Viseu entre 15 e 29, em Bragança entre 13 e 28, na Guarda entre 15 e 24, em Coimbra entre 17 e 31, em Santarém entre 17 e 33, em Castelo Branco entre 17 e 29, em Portalegre entre 17 e 27, em Évora entre 15 e 27, em Beja entre 17 e 25 e em Faro entre 19 e 24.

*Lusa

Comentar