Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 25, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Prevenir bullying foi tema de ação de sensibilização em Proença-a-Nova

Prevenir bullying foi tema de ação de sensibilização em Proença-a-Nova
José Lagiosa

O Agrupamento de Escolas e o Município de Proença-a-Nova, realizou no passado dia, 9 de maio, workshops de prevenção do bullying junto de 48 alunos das turmas do 5º ano de escolaridade.

A ação foi dinamizada pela autora do jogo “A Brincar e a Rir, o Bullying vamos Prevenir”, a animadora social Cátia Vaz, que apresentou o primeiro jogo didático existente em Portugal direcionado para a prevenção primária do bullying escolar.

Definido como atos de violência física, psicológica, verbal, sexual ou cyberbullying, intencionais e repetidos que são praticados por um indivíduo ou por um grupo, com o objetivo de intimidar, diminuir ou agredir outro indivíduo ou grupo, que se revela incapaz de se defender, o bullying é uma realidade em contexto escolar que, para além de combater, importa prevenir.

De uma forma lúdica, os alunos tiveram oportunidade de explorar o conceito de bullying e desenvolver estratégias de prevenção do mesmo.

Através do jogo, foram colocadas questões práticas que envolveram igualmente o cyberbullying, o bullying que é feito utilizando tecnologias como a Internet ou os telemóveis.

No final do jogo, os alunos criaram palavras de força como “Bulluing Não”, “Não faças aos outros o que não queres que façam a ti” ou “Prevenir o Bullying”.

A acção agora desenvolvida em Proença-a-Nova teve o Projeto Promover e Integrar CLDS 3G, como parceiro do Agrupamento de Escolas e do Município.

 

Comentar