Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 10, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Tomar já tem carta geológica, instrumento fundamental para o desenvolvimento

Tomar já tem carta geológica, instrumento fundamental para o desenvolvimento
José Lagiosa

O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches presidiu,no dia 25 de maio, à sessão de encerramento da apresentação da Carta Geológica de Tomar.

Para além de salientar a importância deste documento nas políticas de ordenamento do território, o governante chamou a atenção para o crescente investimento nas áreas das energias sustentáveis, desafiando o LNEG e a presidente da Câmara de Tomar a avançarem seguidamente para uma cartografia das áreas mais adequadas à instalação de equipamentos de produção a partir das energias renováveis.

O repto foi de imediato aceite pela presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas.

A edil mostrou-se muito satisfeita pela conclusão desta carta geológica, que, além do interesse a nível de recursos naturais, será um instrumento fundamental para definir o traçado de obras de engenharia, por exemplo, mas também para a área da prevenção e protecção civil, nomeadamente em relação aos riscos sísmicos, além das suas potencialidades para ajudar a prevenir cheias ou a criar linhas de defesa contra os incêndios florestais.

A Carta Geológica de Tomar, na escala 1:50 000, foi realizada pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e abrange territórios deste e mais nove concelhos.

A apresentação foi feita por José Romão, um dos seus autores.

Foram ainda feitas apresentações sobre os recursos minerais metálicos e não-metálicos do concelho, por Vítor Lisboa, e a cartografia geológica e planeamento do território como ferramentas chave para o desenvolvimento económico, por Luca Demicheli.

 

Comentar