Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 10, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Turismo do Centro homenageou personalidades e instituições da região

Turismo do Centro homenageou personalidades e instituições da região
José Lagiosa

A Turismo do Centro homenageou na terça-feira à noite “personalidades e instituições que têm contribuído para o desenvolvimento e notoriedade do turismo na região”, atribuindo-lhes, em reconhecimento, “uma obra de arte em vidro” da Marinha Grande.

A entrega dos galardões decorreu na terça-feira, em Monte Real (Leiria), durante o jantar de encerramento 4.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que durante três dias decorreu em Leiria.

A homenagem distinguiu quatro personalidades e a duas instituições. Cada homenageado recebeu uma obra de arte em vidro, produzida manualmente na Marinha Grande.

A lista de homenageados é encabeçada por Fernando Nunes, fundador e presidente da Visabeira, grupo que no setor do turismo lançou um conjunto de produtos e equipamentos integrados. “É um exemplo de enorme dedicação à região Centro de Portugal”, refere a Turismo Centro numa nota divulgada hoje.

Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) desde 1976, foi outro dos contemplados pelo seu importante “papel na criação e funcionamento de várias Confederações e Federações Empresariais, e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras”.

Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo), foi distinguido pela “atividade profissional no turismo há mais de 25 anos”, salientando-se a parceria que tem desenvolvido nos últimos anos com a Turismo Centro.

Outro contemplado foi Joaquim Morão, secretário executivo da CIM da Beira Baixa, que foi durante mais de 30 anos presidente de câmara, primeiro em Idanha-a-Nova (14 anos) e depois em Castelo Branco (16 anos). A Turismo Centro recorda que foi “o primeiro presidente da Assembleia Geral da Turismo Centro Portugal (2008-2013) e um aliado muito forte em todo o processo de instalação e consolidação do atual modelo das entidades”.

A Turismo Centro distinguiu ainda duas instituições, consideradas essenciais para o desenvolvimento do turismo na região: a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

No decorrer do jantar foram também entregues os prémios já conhecidos do Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves”, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal, e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal.

Os prémios distinguiram os projetos “Securis” (1.º lugar), “Invisiwall” (2.º lugar) e “Mondego Art Valley” (3.º lugar). O projeto vencedor visa a construção de uma aplicação móvel que contribuirá para a segurança do turista, através da utilização de um guia virtual que assinala zonas desaconselháveis, tipos de riscos por área, os recursos e as formas de os mitigar, permitindo ainda um botão de “pânico” para chamar as forças de segurança.

O concurso de Teses Académicas foi ganho, na categoria de tese de mestrado, por André Inácio Teixeira, com a tese “Definição de percursos turísticos cicláveis na Região de Aveiro com recurso aos sistemas de informação geográfica”, e, na categoria de tese de doutoramento, por Joana Inês Silva de Lima, com a tese “Turismo em família: a importância do Turismo para famílias economicamente carenciadas”.

*Lusa

 

Comentar