Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Maio 27, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

UCCLA apresenta da obra “História de Angola – Da Pré-História ao Início do Século XXI”

UCCLA apresenta da obra “História de Angola – Da Pré-História ao Início do Século XXI”
José Lagiosa

O Dia de África em torno da História de Angola

A UCCLA vai ser o palco da apresentação da publicação da 2.ª edição da obra “História de Angola – Da Pré-História ao Início do Século XXI” da autoria de Alberto Oliveira Pinto, no dia 25 de maio, às 18 horas, no âmbito da comemoração do Dia de África.

O evento contará com a presença do autor, do Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, e de Jean-Michel Mabeko Tali, da Universidade de Washington.

“A minha História de Angola. Da Pré-História ao Início do Século XXI pretende ser o livro inexistente durante os 40 anos que decorreram sobre a Independência de Angola, em 1975, e para o qual tanto fui desafiado, desde a década de 1990, por colegas dos Estudos Africanos, pela juventude angolana – da qual destaco os meus alunos -, e também por pessoas das mais diversas proveniências (Angolanos, Portugueses, estrangeiros): uma História de Angola condensada num só livro; um livro que, podendo ser um manual, contém algo mais do que o essencial sobre a memória do povo angolano; um livro que, não só pode servir ao leitor comum, como ao estudante – do ensino universitário, do secundário e mesmo do básico-, como ainda de instrumento de trabalho e consulta aos investigadores. Enfim, um livro destinado o povo angolano mas também ao mundo inteiro. Procurei fazer um manual da História de Angola, embora com questionamentos e aprofundamentos inevitavelmente subjectivistas próprios de um historiador. Não esgota, evidentemente, a História de Angola, mas acredito que serve de ponto de partida para os que a querem conhecer e estudar. Mas também funciona – e porque não dizê-lo? – como objecto lúdico de leitura, se é que há leituras lúdicas.”

 

Comentar