Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 8, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

João Caetano hoje no Fundão e dia 22 no Teatro do Bairro em Lisboa

João Caetano hoje no Fundão e dia 22 no Teatro do Bairro em Lisboa
José Lagiosa

João Caetano sobe ao palco, hoje 16 de junho, às 21 horas, na Sala da Moagem, Fundão, num concerto integrado na Rota da Cereja.

Dia 22 de Junho, é a vez do Teatro do Bairro, em Lisboa, onde se vai também poder ouvir toda a pujança e riqueza da música deste jovem músico.

Canto- autor e percussionista, João Caetano apresenta- se acompanhado na percussão tradicional portuguesa (bombos) pela Guitarra Portuguesa e Viola de Fado, e ainda Guitarra Acústica, Baixo e Bateria.

O projecto, que assenta numa cultura de “preservação da tradição popular”, reinventa a tradição e valoriza a estética moderna, levando a palco esta nova voz do panorama musical português.

A música de Caetano vai porém um pouco mais longe. Deve ser definida como um processo cujas direcções precisas são tomadas de acordo com os movimentos mais ou menos intencionais de subjetividades coletivas.

A formação não é sempre igual por isso. Neste processo, pode aparecer um clarinete e um acordeão ou um contrabaixo, ou, quem sabe, uma Pipa e um Ehru.

A música nasce com o intuito de ajudar a salvaguardar e promover o património cultural mas vai- se reiventando com o advento da modernidade, aos quais lhes associa de forma natural, instrumentos clássicos e também de jazz.

A riqueza da simplicidade e também intensidade dos seus poemas e melodias têm vindo a captar a atenção do público português que reage com muita surpresa ao projecto marcante do jovem canto- autor, já com experiência nos palcos internacionais.

Nascido em Macau, percussionista da famosa banda Incognito, o músico que vive, presentemente, em Londres, conta já, no seu currículo, com colaborações de vulto do panorama internacional Chaka Khan, Mario Biondi, Anastasia, Leona Lewis, Jessie J e Dionne Bromfield.

Comentar