Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Maio 25, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Ladoeiro inaugura Memorial aos Combatentes

Ladoeiro inaugura Memorial aos Combatentes
José Lagiosa

O Ladoeiro inaugurou no domingo, 4 de junho, um Memorial aos Combatentes Ladoeirenses da 1ª Guerra Mundial, numa cerimónia presidida pela vice-presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Idalina Costa.

A acompanhar a autarca no descerramento do monumento estiveram o presidente da Junta de Freguesia de Ladoeiro, Gonçalo Costa, e o presidente do Núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes, Coronel Manuel Veloso.

“Gosto de ver o nosso povo reunido para homenagear a grandeza dos que lutaram por Portugal. Hoje imortalizamos neste Memorial aos Combatentes, o seu exemplo de amor à nossa terra e às nossas gentes”, afirmou Idalina Costa, na inauguração do monumento.

O Memorial, em granito amarelo, está localizado no Largo da Igreja. Nele estão inscritos os nomes dos 26 ladoeirenses que há 100 anos foram mobilizados para França para combater na 1ª Guerra Mundial.

“Felizmente”, referiu o presidente da Freguesia, “todos os ladoeirenses que partiram para a guerra, regressaram com vida para junto dos seus familiares”, nos anos de 1918 e 1919.

Gonçalo Costa lembrou que esta homenagem acontece “no ano em que se comemora o centenário do envio de tropas portuguesas para combater na 1ª Guerra Mundial”, explicando que o investigador António Silveira desenvolveu uma pesquisa para identificação dos combatentes ladoeirenses.

A Liga dos Combatentes associou-se à homenagem.

O Coronel Manuel Veloso frisa que esta é “uma justa e sentida homenagem aos ladoeirenses que responderam ao chamamento da pátria” e destaca ”o dever de manter vivo o seu exemplo”.

 

Comentar