Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 2, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Vila do Torrão regressa à época quinhentista com recriação histórica

Vila do Torrão regressa à época quinhentista com recriação histórica
José Lagiosa

Música, teatro, dança e falcoaria fazem parte de uma recriação histórica que promete remeter a vila do Torrão, em Alcácer do Sal, para o século XVI durante três dias, na Feira Quinhentista, que começa na sexta-feira.

A iniciativa Torrão Quinhentista, que decorre habitualmente de dois em dois anos, é pela primeira vez “centrada em Dona Maria”, disse à agência Lusa o presidente do município de Alcácer do Sal, Vítor Proença, destacando que a “futura rainha” terá ficado alojada na localidade do interior do concelho no ano de 1500.

A intenção “é marcar a identidade histórica do Torrão”, com um evento de acesso gratuito em que participa o comércio local e o tecido associativo da vila e que tem contado, em edições anteriores, segundo o autarca, com a visita de “milhares de pessoas”, de “vários pontos do país”, mas também de filhos da terra, que regressam “por esta altura”.

A “viagem no tempo” até à época quinhentista está marcada para sexta-feira, às 18:30, com a abertura oficial da feira.

Animação de rua, degustações de “Almocatel-Mor”, danças com “bailadeiras”, canções à desgarrada, recriação histórica da chegada de Dona Maria, a “arte de trabalhar o ferro”, falcoaria e um espetáculo com “instrumentos de outros tempos” são algumas das propostas do programa, que termina no domingo, com uma performance de fogo, às 23:30.

Sob o mote “Dona Maria de Portugal, por Terras do Torrão”, o evento foi inspirado na presumível estadia na vila alentejana, no ano de 1500, de Dona Maria de Aragão e Castela, uma infanta aragonesa que viria a ser a segunda esposa de Manuel I de Portugal.

“A nova Rainha de Portugal e respetiva comitiva chegou a Portugal pela fronteira de Moura, no dia 23 de outubro. Presume-se que tenha repousado no Torrão, com a sua comitiva, no Paço do Comendador da vila do Torrão, localizada no sítio dos Castelos, ao lado da Igreja Matriz da vila”, divulgou o município num comunicado enviado à agência Lusa.

A 6.ª edição do Torrão Quinhentista é promovida pelo município de Alcácer do Sal e pela Junta de Freguesia do Torrão, em colaboração com associações e a população local.

*Lusa

Comentar