Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 8, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Volta a Portugal do Futuro comemora Bodas de Prata

Volta a Portugal do Futuro comemora Bodas de Prata
José Lagiosa

25 anos a revelar campeões

Começa esta quinta-feira, 29 de junho, em Oliveira de Azeméis, a principal competição nacional de ciclismo para corredores da categoria Sub 23, a 25ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros.

O pelotão terá pela frente quase 600 quilómetros distribuídos por quatro etapas que terminam no domingo, 2 de julho, em Alcains, concelho de Castelo Branco.

Participam na Volta das Bodas de Prata 86 corredores que representam 11 equipas de diversas proveniências.

Para Joaquim Gomes, diretor da prova, a quilometragem média diária anormalmente longa, cerca de 150 quilómetros por dia, marcará esta Volta a Portugal do Futuro que ainda terá, nas três primeiras etapas, uma forte componente montanhosa.

A passagem na Serra de São Macário, no segundo dia, vai relevar os homens mais bem preparados e entregar o título de etapa Rainha a esta tirada”, refere o vencedor da primeira edição da Volta a Portugal do Futuro, em 1993, Joaquim Gomes que acredita que a classificação estará em aberto até ao último dia.

A participação exclusiva de equipas com corredores que aspiram chegar à Elite do ciclismo pode proporcionar autênticas reviravoltas classificativas até à meta em Alcains. Acredito que estejam garantidas as condições para um excelente espetáculo desportivo, assim o empenho e a irreverência do jovem pelotão o permita, conclui o diretor de prova.

Com pouco mais de 146 quilómetros, a etapa inaugural da 25ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros vai sair da Rua Abílio Campos, em Oliveira de Azeméis às 11h40.

Bodas de Prata do Futuro

A Volta a Portugal do Futuro chega este ano à 25ª edição. Ao longo de mais de duas décadas tem vindo a revelar valores que se confirmam e destacam no pelotão dos consagrados. Até hoje a prova já conheceu vencedores como Joaquim Gomes, José Azevedo, João Cabreira, André Cardoso, Filipe Cardoso e José Mendes. Mais recentemente já triunfaram nomes que são hoje certezas do ciclismo nacional como Joni Brandão, Rafael Silva, António Carvalho e Ruben Guerreiro. Nos últimos dois anos dominaram as pedaladas latinas, o espanhol Julen Amezqueta, em 2015 e o colombiano Enrique Rodriguez no ano passado.

As Equipas que lutam pelas Camisolas

Cada formação Sub-23 pode participar na 25ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros com um número mínimo de cinco corredores e um máximo de oito, entre os 19 e os 23 anos (feitos até 1 de janeiro de 2017).

Confirmaram a presença 11 formações. Além das equipas portuguesas Miranda-Mortágua, Liberty – Carglass, Moreira Congelados, Sicasal, Jorbi – Team José Maria Nicolau e Maia, chegam de Espanha quatro conjuntos: Lizart, Cafés Baque, Fundacion Euskadi e Aldro. De França chega a Delko Marselle.

 

 

Comentar