Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Janeiro 22, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

As grandes emoções do futebol estão a chegar

As grandes emoções do futebol estão a chegar
José Lagiosa

As competições oficiais das provas nacionais e internacionais de futebol já começaram.

O pontapé de saída foi dado pelo Marítimo e Sporting de Braga, na 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga Europa.

Dois empates nos terrenos dos adversários, 0-0, o Marítimo e 1-1 o Sporting de Braga dão boas perspectivas par a campanha europeia.

A nível nacional o Benfica e o Guimarães jogam, no próximo sábado, 5 de agosto, em Aveiro, a Supertaça Cândido de Oliveira, dando início oficial da época 2017/2018.

A preparação das equipas tem vindo a decorrer dentro da normalidade com algum destaque para a transformação que Sérgio Conceição tem vindo a operar numa equipa que se viu desfalcada de dois ou três elementos da época passada e não te, até ao momento, novas contratações, facto que tem a ver com a difícil situação económica vivida pelo clube.

Após quatro anos sem vencer nenhum troféu, este é um ano muito importante para o clube e apesar de estarmos somente em pré época, o Futebol Clube do Porto é a equipa que demonstra um nível de melhor futebol praticado, até ao momento, prometendo ser um sério candidato ao título.

O Benfica, por seu lado, ao vender três importantes jogadores do sector defensivo, sem que se veja atá ao momento substitutos à altura, parte para a tentativa da conquista do inédito tetra, com uma preparação cuidada, algumas compras de jogadores mas essencialmente com entrada de alguns jovens e promissores jogadores, apesar de algumas dispensas que terá de fazer num futuro muito próximo.

Será suficiente ou não, só o futuro dirá.

O caso que me parece mais complexo é o do Sporting.

Jorge Jesus pediu e a direcção do clube tem feito compras “ao quilo”.

Muitas delas terão inevitavelmente destinos de empréstimos ou revenda, enquanto as saídas foram igualmente muitas e estão duas ainda em aberto, que podem fazer toda a diferença, William Carvalho e Adrien.

A saída dos dois ou mesmo a de um deles pode fazer a diferença.

Entretanto o clube tem que fazer uma eliminatória preliminar de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, facto que fará toda a diferença, em função do resultado.

A passagem do Sporting, pode alterar muita coisa pela positiva. Dará outro ânimo competitivo à equipa e algum conforto financeiro à direcção da SAD leonina.

Ao invés, uma eliminação prematura, irá criar uma instabilidade no clube, com resultados imprevisíveis nesta altura.

No entanto, aconteça o que acontecer, parece-me evidente que, neste momento, face ao que tem acontecido, águias e dragões partem aparentemente, à frente.

Em relação às restantes equipas, espera-se comportamentos similares aos da passada época, do Vitória de Guimarães e do Sporting de Braga.

Quanto aos primodivisionários, Desportivo das Aves e Portimonense, mantém-se uma enorme incógnita que no decorrer da prova de dissipará.

Uma certeza, daqui a três semanas começam a ser evidentes, alguns sinais mais vincados do que pode prometer a época.

Em contrapartida esperemos que com o início do campeonato o clima político, ultimamente tão agreste, suavize e dê uns dias de tréguas que inevitavelmente serão interrompidas, em alguns pontos do país, durante a campanha das Eleições Autárquicas.

 

Comentar