Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Junho 1, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova celebra 10 anos

Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova celebra 10 anos
José Lagiosa

O Centro Ciência Viva da Floresta comemora o seu 10º aniversário com três dias de entrada gratuita para toda a população do concelho e visitantes, entre 21 e 23 de julho, com um programa repleto de atividades científicas.

O ponto alto do primeiro dia de comemoração será o descerramento da placa “Auditório Mariano Gago”, marcado para as 17h00.

Mariano Gago, professor, cientista e investigador foi Ministro da Ciência e o impulsionador da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica que hoje tem uma rede em todo o país.

Segue-se a sessão solene “10 anos Centro Ciência Viva da Floresta” que tem como convidados de honra o Ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, e a presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas.

Contará igualmente com as intervenções do presidente do Câmara Municipal, João Lobo, e da Diretora Executiva do CCVFloresta, Edite Fernandes.

Mas a festa de aniversário de 21 de julho arranca de manhã com atividades dedicadas aos mais pequenos com o ATL de Verão do CCVFloresta.

A partir das 14h30 poderá ficar a conhecer melhor o Projeto Escola «BioAromas», provar a famosa chágria, descobrir a variedade de infusões e apurar sentidos.

Está marcada para as 15h30 uma visita ao Jardim das Aromáticas com Fernanda Delgado, professora da ESA-IPCB, para conhecer melhor as plantas e suas propriedades e onde será executado um jardim de aromáticas com material reciclado.

As comemorações continuam com a inauguração da exposição “O Ouro – da Formação do Universo à Conquista do Espaço”, elaborada em parceria pelo CCVFloresta, o Município de Proença-a-Nova e o Geopark Naturtejo, seguida de uma degustação com o mote “ouro e aromáticas” pelo chef Rui Lopes.

No final do dia há bolo de aniversário e Gin da Floresta.

No sábado, 22 de julho, o CCVFloresta continua de portas abertas para receber os visitantes de forma gratuita.

Neste dia, as atividades de “Ciência à la Carte” serão dedicadas a esta data festiva.

Domingo haverá o espetáculo de marionetas “A Floresta”, apresentado pelo Teatro e Marionetas Mandrágora, com entrada gratuita.

Na história apresentada, dirigida a famílias e público em geral, os animais constroem uma festa feita com a natureza e os seus elementos naturais, depois de atravessarem tempos difíceis, homenageando a árvore como o elemento central da floresta.

O CCVFloresta, que conta já com uma década a fazer e divulgar a ciência no interior, abriu ao público em 21 de julho de 2007 e até à presente data recebeu mais de 130 mil visitantes.

Esta infraestrutura tem assumido um papel de relevância no contexto local.

Além de promover a cultura científica e tecnológica na sociedade, o Centro tem cumprido a função de dinamização de um dos atores regionais mais ativos nesta região: a floresta. Paralelamente às visitas escolares e atividades para crianças e ao programa científico, promove a interação com a população em geral, disponibilizando outros serviços como os laboratórios de vinhos e de solos, palestras, conferências e oficinas temáticas.

Comentar