Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Março 20, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Lançamento de livro sobre a Casa dos Estudantes do Império na UCCLA

Lançamento de livro sobre a Casa dos Estudantes do Império na UCCLA
José Lagiosa

O livro “Casa dos Estudantes do Império – Subsídios para a História do seu período mais decisivo (1953 a 1961)” de Helder Martins será lançado no dia 12 de julho, às 18h00, no Auditório da UCCLA.

A apresentação do livro contará com as intervenções de Zeferino Coelho, Filipe Matusse, Maria José Leal, Embaixador José Augusto Duarte e do Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho.

O livro, que já se encontra disponível nas livrarias portuguesas com edição Caminho, estará também à venda em Moçambique a partir do dia 10 de julho e será, também, comercializado em Angola e Cabo Verde.

Em Casa dos Estudantes do Império (CEI) o autor utiliza as suas memórias de ativista da CEI e faz um importante trabalho de pesquisa histórica, que lhe permite documentar o seu texto com muitas fotos e digitalizações de documentos, nomeadamente, as digitalizações dos Diários do Governo com as decisões administrativas sobre a CEI.

Helder Martins revela, neste livro, a verdadeira data e circunstâncias da criação da CEI, bem como a complicada luta para pôr fim à 1.ª Comissão Administrativa.

O autor põe, ainda, em evidência o trabalho realizado pelas 5 direções democraticamente eleitas pelos estudantes, entre fevereiro de 1957 e dezembro de 1960.

A sua aturada pesquisa histórica permitiu-lhe afirmar que nunca houve nenhuma decisão administrativa a legalizar o encerramento da CEI.

 

 

Comentar