Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 10, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Melancia do Ladoeiro, provavelmente a melhor do mundo

Melancia do Ladoeiro, provavelmente a melhor do mundo
José Lagiosa

A Melancia do Ladoeiro, concelho de Idanha-a-Nova, foi a ‘estrela’ do festival dedicado ao fruto mais fresco do verão, organizado nos dias 15 e 16 de julho pelo Município de Idanha-a-Nova e a Junta de Freguesia do Ladoeiro.

Durante o XIII Festival da Melancia do Ladoeiro, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, anunciou um processo de qualificação e registo do nome do produto para afirmação e diferenciação nos mercados nacionais e internacionais.

“A Melancia do Ladoeiro é provavelmente a melhor melancia do mundo. E quando afirmamos isto temos por base anos de trabalho desenvolvido sobre a qualidade desta melancia. A sua altíssima qualidade advém das condições edafoclimáticas excecionais em que é produzida neste território”, sustenta Armindo Jacinto.

Efetivamente, a Câmara de Idanha-a-Nova e os produtores locais têm feito um investimento forte em processos de qualificação, introduzindo inovações como a Melancia do Ladoeiro biológica e várias variedades com e sem sementes.

Num ano em que a produção aumentou, o Festival da Melancia do Ladoeiro foi, mais uma vez, o momento ideal para promover este fruto, com muita animação e muitas toneladas de melancia.

Festival da Melancia atraiu grande quantidade de pessoas

O presidente da Junta de Freguesia do Ladoeiro destaca o reconhecimento que o produto tem hoje.

“Este festival começou com quatro expositores e poucos visitantes. Mas quando um produto é bom, a sua qualidade acaba por ser confirmada, e hoje a Melancia do Ladoeiro atrai milhares de visitantes e é conhecida de norte a sul do país”, refere Gonçalo Costa.

A eleição da melancia mais pesada, um dos momentos altos do certame, foi ganha por um exemplar de 17,18 kg do produtor João Marques Gregório.

Comentar