Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Janeiro 29, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Mutualista lança “Gabinete na Estrada” para combater demências

Mutualista lança “Gabinete na Estrada” para combater demências
José Lagiosa

No âmbito do recém-aberto Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer (GAFPDA), a Mutualista Covilhanense deu início esta sexta-feira, 21 de julho, a uma iniciativa denominada “Gabinete na Estrada”, através da qual dinamizará um conjunto de pelo menos 20 sessões sobre demências em diferentes freguesias do concelho da Covilhã até ao final do ano, em articulação com a Unidade Móvel de Saúde.

As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. “Gabinete na Estrada – Vamos falar da (s) Memória (s)” é o tema escolhido para as primeiras sessões, com forte componente prática, a decorrer na sexta-feira na Barroca Grande (10h-11h30, Largo dos Marteleiros), Aldeia de São Francisco de Assis (11h45-12h30) e Sobral de São Miguel (15h-16h30).

Encontros idênticos, subordinados ao mesmo tema, estão agendados também para segunda-feira (24 de julho). Neste segundo dia da iniciativa, os técnicos do Gabinete estarão em Casal de Santa Teresinha (10h-11h, Largo das Festas), Vale Cerdeira (11h15-12h45, Largo da Capela), São Jorge da Beira (14h15-15h30, Junta de Freguesia), Minas da Panasqueira (15h45-16h45, Largo do Clube das Minas) e Cambões (16h50-17h30, Largo da Capela).

“O que fazer para manter uma memória ativa?” e “O que fazer em caso de dificuldades de memorização?” são as perguntas que dão o pontapé de saída para estes primeiros encontros, em que serão transmitidas dicas e estratégias de memorização.

Despois destas, outras se seguirão, estando a ser preparados mais temas e dinâmicas alusivas à problemática das demências.

O presidente da Instituição, Nelson Silva, explica que «estas 20 sessões vão ser realizadas ao abrigo do projeto “No Horizonte das Demências”, apoiado pela Fundação Cepsa, e onde se insere o Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer».

A iniciativa visa, paralelamente, sensibilizar a comunidade sobre a doença.

«Com o “Gabinete na Estrada” será ainda possível encaminhar todos os interessados para o GAFPDA, desde doentes a familiares, passando pelos próprios cuidadores, para atendimentos gratuitos na Unidade Móvel de Saúde ou na nossa sede social, onde funciona em complementaridade com a sala snoezelen», acrescenta Nelson Silva.

O GAFPDA disponibiliza uma resposta técnica pluridisciplinar a cuidadores formais e informais de portadores da doença, com recurso a técnicos da área da Psicologia, Medicina, Enfermagem, Farmacêutica e Sociologia.

Entre os serviços prestados estão encaminhamento para diagnóstico médico e monitorização do efeito das terapêuticas, informações sobre a demência, apoio psicológico e estimulação cognitiva e sensorial.

 

 

 

 

 

 

Comentar