Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Junho 1, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Curso em Proteção Civil do IPCB lecionado em Ponte de Sor

Curso em Proteção Civil do IPCB lecionado em Ponte de Sor
José Lagiosa

O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Proteção Civil do Instituto Politécnico de Castelo Branco vai ter a partir de setembro uma edição a funcionar em Ponte de Sor, no âmbito de uma parceria estabelecida com a Câmara Municipal de Ponte de Sor e o Instituto Politécnico de Portalegre.

A apresentação decorreu no dia 20 de julho, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, onde irão funcionar as atividades letivas do curso, e contou com a presença do presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Carlos Maia, do presidente do Município de Ponte de Sor, Hugo Hilário e do presidente Instituto Politécnico de Portalegre, Joaquim Mourato.

O IPCB continua assim a alargar a sua rede de parcerias no âmbito dos CTeSP, que inclui a Câmara Municipal do Fundão e 28 agrupamentos de escolas, escolas secundárias e escolas profissionais, que integram a RedEPro – Rede de Ensino Profissional.

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) são uma formação de curta duração do ensino superior, que conferem um diploma de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação.

Estes cursos, organizados em 4 semestres, sendo o último realizado em ambiente profissional (estágio), são a base para o desenvolvimento de uma área de atividade profissional ou vocacional, para o desenvolvimento pessoal ou para o prosseguimento de estudos numa licenciatura.

Para Carlos Maia, presidente do IPCB, este alargamento da oferta formativa da instituição para o distrito de Portalegre “constitui o reconhecimento da adequação da oferta formativa do IPCB às necessidades da sociedade, uma vez que surge como resposta a um repto do presidente da Câmara de Ponte de Sor e vem na sequência das parcerias já desenvolvidas entre as duas instituições, e numa área de grande atualidade. Além disso é feita em parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre, outra instituição de ensino superior, o que se insere na estratégia do IPCB de privilegiar as parcerias”.

Carlos Maia no uso da palavra ladeado, à sua direita por Hugo Hilário e à esquerda por Paulo Fernandez

Carlos Maia refere ainda que “o curso vai funcionar nas instalações do Campus aeronáutico, em Ponte de Sor, e visa responder às necessidades de qualificação dos cidadãos, no âmbito do cluster aeronáutico ali instalado”.

Os alunos que vierem a concluir este curso poderão ingressar no mercado de trabalho ou prosseguir estudos no ensino superior através do ingresso numa licenciatura, nomeadamente na licenciatura em Engenharia de Proteção Civil da Escola Superior Agrária do IPCB.

 

Comentar