Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 9, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Incêndios: Três aldeias do Fundão a um quilómetro das frentes de fogo

Incêndios: Três aldeias do Fundão a um quilómetro das frentes de fogo
José Lagiosa

O fogo que começou na quarta-feira em Oleiros apenas afeta zona florestal no concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, mas há três aldeias a cerca de um quilómetro das frentes de incêndio, afirmou o presidente da Câmara.

O incêndio, que também afeta Castelo Branco, avança com “pelo menos duas frentes muito ativas e muito extensas” no concelho do Fundão, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal, Paulo Fernandes.

De acordo com o autarca, os operacionais estão a tentar “conter o incêndio, que está apenas em zona florestal”, por forma a evitar que as chamas cheguem às localidades de Ladeira, Maxial da Ladeira e Bogas de Baixo.

Paulo Fernandes teme ainda que a frente que está em Castelo Branco e que também teve como origem o fogo de Selada das Pedras, em Oleiros, possa atingir o Fundão, estando “próximo da Serra da Gardunha”, que foi afetada pelas chamas na semana passada.

“É um fogo muito grande, que já galgou uns 40 quilómetros”, desde a sua deflagração em Oleiros, notou o autarca.

O presidente da Câmara do Fundão referiu, ainda, que se espera “uma noite muito complicada”.

“Estamos a fazer o máximo para tentar controlar o incêndio, mas estamos longe disso”, afirmou, apelando a um reforço de meios para se poder aproveitar “a noite e, sobretudo, a madrugada” para tentar controlar o fogo.

O incêndio que teve origem em Oleiros começou na quarta-feira e mobilizava 574 operacionais e 185 veículos às 00:00, segundo a página da Proteção Civil.

*Lusa

 

Comentar