Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 15, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Granfondo Aldeias do Xisto: uma verdadeira prova de montanha!

Granfondo Aldeias do Xisto: uma verdadeira prova de montanha!
José Lagiosa

As serras da Lousã e do Açor recebem a 6ª edição do Granfondo Aldeias do Xisto, um evento dedicado a todos os apaixonados do ciclismo. ~

A 9 e 10 de setembro, centenas de atletas vão poder participar numa das provas mais simbólicas desta modalidade tendo como pano de fundo os magníficos cenários das serras da Lousã e do Açor.

Realizado numa área protegida de enorme beleza e de valor ambiental, a 6ª edição do Granfondo Aldeias do Xisto vai receber este ano nas serras beirãs mais de mil participantes numa prova única de resistência em bicicleta de estrada.res (federados e não federados) a oportunidade de viver a experiência de uma grande evento de ciclismo, neste caso o que poderia ser uma Etapa de Montanha de uma grande Volta.

Grafismo da prova

O Grafondo passará pelos municípios da Lousã, Castanheira de Pêra, Pampilhosa da Serra e Góis, contando com o Turismo do Centro e a Federação Portuguesa de Ciclismo como principais parceiros.

O objetivo desta prova é, conforme explica Rui Simão, coordenador da ADXTUR, Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, proporcionar a todos os atletas a experiência de viver as emoções de participar numa grande etapa de montanha, tendo como paisagem a zona montanhosa das serras da Lousã e do Açor. No Granfondo, os participantes vão poder percorrer estradas com escasso trânsito automóvel, mas em excelentes condições, num traçado desafiante e caracterizado pelos horizontes, dando assim visibilidade ao território das Aldeias do Xisto como destino de exceção para a prática do ciclismo e cicloturismo”.

Os participantes poderão escolher uma das duas distâncias: o Granfondo com um percurso de 157 km e cerca de 3.200 m de subidas acumuladas, ou o Mediofondo, com 102 km e 2.000m de desnível positivo – um percurso menos exigente mas mesmo assim desafiante.

Esta prova decorrerá em simultâneo com o Granfondo e permitirá viver a experiência de montanha em ciclismo, sem enfrentar uma distância tão grande.

Na lista dos cerca de mil participantes já inscritos, estão confirmados perto de cem participantes estrangeiros, oriundos de 9 países.

paisagens espetaculares marcam o percurso da prova

As inscrições para a 6ª edição do Granfondo Aldeias do Xisto encerram no próximo dia 4 de Setembro.

O quartel-general deste evento funcionará na Nave de Exposições da Lousã, que acolherá também uma exposição de vários produtos e marcas ligados não só ao sector do ciclismo, mas também ao território.

Esta exposição estará aberta ao público no sábado (dia 9) das 15h00 às 19h30, e no domingo (dia 10) das 07h00 às 18h00.

Toadas as informações podem ser encontradas no site oficial em www.granfondopremium.com.

 

 

Comentar