Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Janeiro 25, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Vila Velha de Ródão recebe centenas de pessoas pela poesia

Vila Velha de Ródão recebe centenas de pessoas pela poesia
José Lagiosa

Centenas de pessoas participaram nos primeiros cinco dias da 6ª edição do encontro «Poesia, um dia», a qual teve início a 16 de Setembro em Vila Velha de Ródão.

A iniciativa organizada pela Biblioteca Municipal José Baptista Martins ofereceu variadas abordagens ao texto poético em lugares muito aprazíveis.

Entre sábado e segunda -feira realizaram-se diferentes atividades, das quais se destacam a abertura ao público de três exposições; a residência literária na Foz do Cobrão (em curso) na qual estão a participar Jaime Rocha, Vasco Gato, Rita Taborda Duarte e Catarina Barros; a abertura de uma feira do livro de poesia; e reuniões dos clubes de leitura da BMJBM com poetas convidados (Catarina Barros e António Salvado).

Um dos momentos altos da iniciativa foram as leituras de poesia no rio Tejo e no Museu do Azeite de Tostão, neste último caso com a participação do poeta Silvério Dias e dos músicos Fernando Carmona e Fernando Inácio.

O programa prosseguiu terça-feira com as comemorações do 9º aniversário da Biblioteca Municipal, no qual proporcionado aos poetas em residência um passeio e uma pescaria nas margens do Ocreza e ao público em geral uma animadíssima palestra sobre Sarnadas de Ródão na literatura de cordel ministrada por dois extraordinários conhecedores do assunto: José Alberto Sardinha e Maria Adelaide Salvado.

No final da tarde, os poetas convidados deslocaram-se à Casa da Gigante, no Vale Pereiro, e o público agradeceu um aprazível final de tarde na varanda da Adega 23 com leitura de poesia por Gonçalo Salvado.

Finalmente, na quarta-feira foi dita poesia num almoço realizado na sede dos Bombeiros Voluntários, confecionado pelos funcionários do estaleiro municipal, no qual participaram mais de cem pessoas.

Mais tarde, Gi Cañamero apresentou a sua performance «Poderia a poesia», e o encerramento do quinto dia de poesia aconteceu na Foz do Cobrão onde os poetas residentes conversaram com o público, após um lanche partilhado, acerca da sua escrita e das vivências do território de Ródão.

Comentar