Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 20, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Bordado inspira 10º aniversário do Forum Castelo Branco

Bordado inspira 10º aniversário do Forum Castelo Branco
José Lagiosa

Nova sinalética das praças e ruas do Forum, intervenções artísticas no espaço público, exposição colaborativa e concerto de Fábia Rebordão assinalam data festiva.

Na festa não faltou o bolo de aniversário

Um dos momentos mais simbólicos do 10º aniversário do Forum decorreu esta tarde, às 18 horas, com as presenças do presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, o poeta albicastrense António Salvado e do diretor do Centro Comercial, Nuno Costa que cantaram com os demais presentes os parabéns e apagaram as 10 velas do bolo de aniversário.

Dez anos a celebrar Castelo Branco é o mote do 10º aniversário cuja imagem tem como inspiração um dos ex libris da região, o único e distinto Bordado de Castelo Branco.

Uma homenagem à iconografia, aos símbolos e à identidade regional foi o desafio lançado pelos responsáveis do Forum à Brand Workers, a agência que assina a imagem do 10º aniversário.

Momento de descerrar a placa

De acordo com Nuno Costa, diretor do centro comercial, “o 10º aniversário é o pretexto para reforçar o orgulho local. Cinco dias de festa, de 31 de outubro a 4 de novembro, com um programa de eventos diversificado que tem como denominador comum uma homenagem à região. E nada melhor que o Bordado de Castelo Branco para ilustrar essa homenagem.”

Aliando tradição e modernidade, a imagem de aniversário criada pela Brand Workers destaca um rico bordado com desenhos e motivos florais, de cores intensas sob um fundo branco que remete para a base de linho artesanal em cru.

Esta imagem reitera a forte ligação entre a modernidade associada ao centro comercial e as raízes locais. “Uma imagem bordada no coração do Forum”, refere o diretor do centro.

Nova sinalética das praças e ruas do Forum

As novas ruas e praças do Forum surgem com uma nova sinalética assinada por Mariana Branco e Emanuel Barreira, da Halfstudio.

Um dos momentos do trabalho no Half Studio

A dupla de artistas associa-se aos 10 anos a celebrar Castelo Branco com um trabalho que “resulta de uma interpretação pessoal das placas toponímicas portuguesas, onde recuperamos a tradição manual que felizmente está a surgir novamente nos dias de hoje”.

Bordado inspira instalação artística no Centro Histórico

Já estão na rua as 10 placas de instalação artística criadas por Kruella D’Enfer (Ângela Ferreira) e Oze Arv (José Carvalho).

Estes dois street artists foram convidados para desenvolverem a sua interpretação da iconografia do Bordado (Fauna e Flora) em placas de sinalética vertical que já podem ser vistas no Centro Histórico de Castelo Branco.

A artista visual e ilustradora portuguesa Kruella d’Enfer (Ângela Ferreira) tem-nos deleitado com o seu universo visual encantado quer em murais em grande escala quer em trabalhos intimistas em papel e tela .

O seu trabalho tem sido exposto em mostras individuais e coletivas desde 2010 e destaca-se pelo uso de cores contrastantes e formas geométricas, dando vida a lendas e mitos ancestrais, compondo histórias fantásticas com um apelo universal.

O artista português Oze Arv tem como principais fontes de inspiração a natureza e o retrato e nos seus trabalhos as duas temáticas misturam-se em contrastes de cor, padrões e gradientes.

As suas intervenções artísticas no espaço público podem ser vistas em Inglaterra, Bélgica, Itália e Portugal.

Exposição colaborativa e concerto de Fábia Rebordão

O Forum “veste-se a rigor” para o 10º aniversário com peças únicas das coleções de Bordado de Castelo Branco, no âmbito de uma exposição colaborativa, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo Branco, enquanto tutela das entidades museológicas e interpretativas da região.

Os cinco dias de festa 10 anos a celebrar Castelo Branco encerram com a “voz de ouro” de Fábia Rebordão, a artista convidada para “cantar os parabéns” ao Forum, no dia 4, às 21h, num concerto com entrada gratuita.

 

 

Comentar