Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 10, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB integra equipa do Projeto “Help2Care”

Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB integra equipa do Projeto “Help2Care”
José Lagiosa

O “Help2Care – Capacitação de Cuidadores Informais no Autocuidado” é um projeto interdisciplinar, multiregional, colaborativo, de aprendizagem e investigação baseada na prática.

Envolve estudantes, docentes e stakeholders, tendo como principais objetivos desenvolver um modelo de capacitação de cuidadores e utentes para o autocuidado e capacitar profissionais de saúde para a sua utilização.

Este modelo incluirá um manual para apoiar o cuidador, uma plataforma digital (website e app) e o manual (guião) com o modelo de capacitação dos cuidadores/utentes para ser utilizado pelos profissionais de saúde.

Liderado pela investigadora Maria dos Anjos Dixe da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, o projeto tem como parceiros a Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, a Escola Superior de Saúde do IPLeiria, a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém e o Centro Hospitalar de Leiria.

A primeira reunião teve lugar na Escola Superior de Saúde de Santarém, com o objetivo de discutir a calendarização e as especificidades do respetivo plano de atividades, para o qual foi atribuído cofinanciamento comunitário.

Estiveram presentes os investigadores da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias afetos ao projeto, Ana Maria Baptista Oliveira Dias Malva Vaz e Catarina Elisabete Gonçalves Leitão, a investigadora responsável do projeto, Maria dos Anjos Dixe (Escola Superior de Saúde do IPLeiria), José Joaquim Penedos Amendoeira Martins e Mário João Ribeiro da Silva (Escola Superior de Saúde – IPSantarém) e Teresa Jesus Almeida Peralta do Centro Hospitalar de Leiria.

O projeto “Help2care” é cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, com um incentivo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 126.343 euros para um investimento elegível de 148.652 euros.

Comentar