Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 7, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Laboratório de Robótica do IPCB presente na Noite Europeia dos Investigadores 2017

Laboratório de Robótica do IPCB presente na Noite Europeia dos Investigadores 2017
José Lagiosa

O Laboratório de Robótica do Instituto Politécnico de Castelo Branco esteve presente na edição de 2017 da Noite Europeia dos Investigadores, que decorreu no dia 29 de setembro, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.

“Robôs para as pessoas” foi o tema apresentado que permitiu aos visitantes a  oportunidade de conhecer e interagir com “as máquinas” que ajudam na educação dos jovens e a cuidar dos mais idosos.

O docente Paulo Gonçalves e os alunos Bernardo Lourenço e David Duarte foram os representantes dos investigadores do laboratório, que apresentaram as áreas da Educação com robótica e interação humano-robô.

Foram ainda apresentados trabalhos de investigação em curso no laboratório, na área das aplicações industriais e novos paradigmas de programação de robôs.

Na área da educação com robótica foi abordado o funcionamento e construção dos robôs, no âmbito do trabalho desenvolvido no projeto [email protected] – “Escola de Robótica” (http://escoladerobotica.ipcb.pt), que abrange matérias desde o ensino básico ao ensino superior.

Os visitantes tiveram também oportunidade de telecomandar robôs utilizando dispositivos móveis, como smartphones e/ou tablets. A interação humano-robô é realizada através de diversos dispositivos que equipam o robô, que permitem a perceção do ambiente para melhor interação.

Os robôs navegam livremente junto das pessoas, desviando-se de obstáculos que encontram pelo caminho.

Hoje em dia, os robôs e os investigadores que com eles trabalham procuram dar resposta a desafios do dia a dia das pessoas.

Com este intuito, o público interessado teve a oportunidade de conhecer e interagir com os robôs autónomos e semiautónomos construídos para ajudar as pessoas, bem como com os investigadores que todos os dias procuram dar resposta aos desafios da sociedade e tornar o mundo mais otimista.

Comentar