Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 18, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

“Monumento à Cidadania” surge no Parque Urbano em Proença-a-Nova

“Monumento à Cidadania” surge no Parque Urbano em Proença-a-Nova
José Lagiosa

Entre o Espaço Infantojuvenil e a Galeria Municipal vai surgir o “Monumento à Cidadania”, resultado do projeto de Doutoramento Prático em Escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) de Ana Mena.

A inauguração desta obra de arte participativa integra o Roteiro das Artes e está marcada para dia 21 de outubro.

A escultura em metal para espaço público é composta por seis objetos e representa uma abordagem da cidadania através da escultura, refletindo sobre os processos individuais e coletivos e sobre a vivência dos problemas sentidos por cada um e pela sociedade.

Este projeto surge ao abrigo do protocolo entre o Município e a FBAUL e resulta de um trabalho de arte participativa que contou com os contributos de várias pessoas da comunidade ao longo de todo o processo criativo.

Com base na prática da cidadania e no estudo sobre a identidade, Elias Correia, Maria de Lurdes Costa, Maria Assunção Costa, Olga Costa, Maria do Carmo Silva, Maria Isilda Tavares e Mário Tavares contribuíram para este projeto, através da investigação sobre o seu modo de vida e o seu território.

O Roteiro das Artes, que acontece no dia 21 de outubro pelas 16h00, além da inauguração desta escultura, inclui a inauguração do mural do viaduto do Parque Urbano, intervencionado por Sílvia Mathys e Cavalheiro Cardoso, o projeto Yola Vale, “Entre o Céu e a Terra”, nas Escadinhas do Duque e o lançamento de um catálogo “Aldeia Criativa”, que reúne os vários trabalhos decorrentes das diversas iniciativas artísticas dos alunos da FBAL realizados no concelho.

 

 

 

Comentar