Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Dezembro 12, 2017

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Vila de Bucelas, em Loures, acolhe festa do vinho e das vindimas

Vila de Bucelas, em Loures, acolhe festa do vinho e das vindimas
José Lagiosa

A vila de Bucelas, no concelho de Loures, vai acolher no fim de semana a 31.ª edição da festa do Vinho e das Vindimas, um evento onde são esperados vários milhares de pessoas, perspetivou hoje a autarquia.

“Este é um dos eventos que põe em evidência o concelho de Loures e os produtos de excelência que aqui se produzem, neste caso o vinho branco de Bucelas. Estamos a falar da região demarcada mais antiga de Portugal, afirmou à agência Lusa o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira.

A região demarcada de Bucelas (distrito de Lisboa) foi criada em 1911, abrangendo, além da sede da freguesia, as povoações de Charneca, Vila de Rei, Bemposta, Catadouro, Santo Aleixo, Vila Nova, Chamboeira, Freixial, Pintéus e Fanhões.

As vinhas desta Região Demarcada situam-se, na sua maioria, nos vales e em terrenos argilo-calcários e beneficiam de um microclima específico (muito frio no Inverno e com elevada humidade), que lhe confere propriedades únicas e lhe dá um sabor leve e ligeiramente ácido, suavemente perfumado e com um teor alcoólico de 11%, sendo o arinto, esgana-cão, rabo-de-ovelha e sercial as castas mais utilizadas.

A 31.ª edição da Festa do Vinho e das Vindimas vai realizar-se entre sexta-feira e domingo e levará às ruas da vila de Bucelas várias animações, desfiles, visitas temáticas e provas de vinho e de produtos regionais.

Segundo explicou à Lusa o vice-presidente do município de Loures, os pontos altos do programa serão na sexta-feira, com um concerto da fadista Gisela João, a partir das 22:00, e no domingo com um desfile etnográfico, envolvendo 26 carros alegóricos e dezenas de figurantes.

“Este desfile, que será um dos pontos mais altos da festa, evoca o ciclo completo do vinho, desde a sua plantação à enxertia, passando pela poda, sulfatação, apanha e chegada à taberna, explicou o autarca.

No âmbito deste evento, será lançado no sábado, pelas 18:30, no Museu da Vinha e do Vinho de Bucelas o livro ‘Loures Territórios Vinhateiros de Portugal’.

A autarquia de Loures estima que este festival seja visitado por milhares de pessoas.

“É sempre complicado dar um número exato porque se trata de uma festa com entrada gratuita, mas serão certamente alguns milhares”, perspetivou.

 

Comentar