Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Janeiro 28, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Barquinha acolhe 17ª edição de “À mesa com azeite 2017” a partir de dia 4

Barquinha acolhe 17ª edição de “À mesa com azeite 2017” a partir de dia 4
José Lagiosa

O azeite vai ser um ingrediente obrigatório à mesa, entre 4 de novembro e 10 de dezembro, no concelho de Vila Nova da Barquinha.

Dez restaurantes associaram-se ao Município para promover mais uma edição da mostra gastronómica “À mesa com azeite”, em que o produto tradicional é denominador comum das mais variadas receitas.

Pelo 17º ano consecutivo, a iniciativa tem como objetivo divulgar o azeite e a sua importância e tradição no concelho de Vila Nova da Barquinha, em tempos um imenso e generoso olival que fornecia matéria-prima para alimentar a laboração de cerca de duas dezenas de lagares.

Para preservar a memória deste costume, nada como dar uso ao azeite, à nossa mesa.

Cartaz do evento

Os comensais poderão experimentar iguarias como as Petingas no Forno com Azeite, o Bacalhau à Lagareiro, a Sopa de Couve com Feijão, o Polvo à Lagareiro, entre outras receitas disponíveis nas ementas dos restaurantes Almourol (Tancos), Carroça (Limeiras, Praia do Ribatejo), Chico (Praia do Ribatejo), Recanto da Barquinha (V. N. Barquinha), Ribeirinho (V. N. Barquinha), Soltejo (V. N. Barquinha), STOP (Atalaia), Tasquinha da Adélia (V. N. Barquinha), Trindade (V. N. Barquinha) e Café Estrela (Praia do Ribatejo).

O azeite é um dos produtos alimentares mais antigos do mundo e tem vários benefícios para o ser humano pois combate o envelhecimento, aumenta os níveis do chamado “bom colesterol” (HDL), previne doenças cardiovasculares e ajuda na diminuição da pressão arterial, protege o sistema digestivo e ajuda nas suas funções além de prevenir vários tipos de cancro graças às suas propriedades antioxidantes.

 

Comentar