Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Maio 31, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Escolas portuguesas podem candidatar-se para oferecer fruta a alunos carenciados

Escolas portuguesas podem candidatar-se para oferecer fruta a alunos carenciados
José Lagiosa

Inclusão social e reforço alimentar são as metas da «Missão 1 Quilo de Ajuda», uma iniciativa solidária da APCOI que registou 3.300 alunos candidatos nos dois anos letivos anteriores

Este ano o Natal chegou mais cedo para as crianças que mais precisam: A APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil anunciou esta manhã a abertura das candidaturas para o fundo solidário «Missão 1 Quilo de Ajuda» destinado à oferta semanal de cabazes de fruta fresca aos alunos mais carenciados das escolas portuguesas. As candidaturas estão abertas a partir de hoje e prolongam-se até 2 de fevereiro de 2018.

Podem candidatar-se para receber este apoio ao reforço alimentar dos alunos todas as salas de jardim de infância e turmas de 1º ciclo do ensino básico de estabelecimentos públicos e privados, de qualquer distrito ou região do país, incluíndo Madeira e Açores, através do endereço www.heroisdafruta.com

Recorde-se que 65% das crianças em Portugal, entre os 2 e os 10 anos, não ingere fruta diariamente na quantidade recomendada, segundo os dados nacionais mais recentes.

Este baixo consumo de fruta provoca carências nutricionais e tem efeitos muito negativos para a saúde: diminui os níveis de energia, de concentração, de aprendizagem e das defesas do organismo, tornando as crianças mais sujeitas a doenças.

Mário Silva, presidente e fundador da APCOI afirmou que “nos dois anos letivos anteriores, através do fundo solidário ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’ conseguimos apoiar 430 crianças com a oferta de cabazes de fruta todas as semanas”.

As turmas que recebem fruta no âmbito da ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’ têm muitos alunos com escalão A e B de Acção Social Escolar.

“A fruta oferecida é ‘fresca, da época e adquirida localmente’ e cada aluno recebe pelo menos uma peça para cada dia da semana”, clarifica o responsável da APCOI.

“Mas esta missão só termina quando todas as crianças que chegam à escola de barriga vazia e que não trazem lanche por dificuldades financeiras da família possam beneficiar deste apoio. Nos últimos anos tivemos mais de 3.300 alunos candidatos, mas para fazermos chegar a fruta a todas as crianças que precisam, é necessária a ajuda de todos os portugueses”, acrescenta Mário Silva.

Para que nenhuma criança carenciada fique por ajudar, os portugueses podem juntar-se a esta importante causa e contribuir para melhorar a vida dos alunos em situação de carência alimentar.

Para isso, basta fazer uma simples chamada para o número 760 45 00 60.

O custo da chamada é de 0,60€ (+ IVA) e reverte como donativo para o fundo solidário ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’.

Por cada chamada está a doar um quilo de fruta.

Todas as turmas com alunos carenciados poderão candidatar-se a este apoio até 2 de fevereiro de 2018 através do endereço www.heroisdafruta.com

 

 

Comentar