Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Janeiro 20, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Recolha de Resíduos Porta-a-Porta para o comércio e serviços vai melhorar em Castelo Branco

Recolha de Resíduos Porta-a-Porta para o comércio e serviços vai melhorar em Castelo Branco
José Lagiosa

 “Separar é Cuidar do Ambiente”

A VALNOR pretende, melhorar o serviço de recolha de resíduos porta-a-porta para os estabelecimentos comerciais já existente na Cidade de Castelo Branco e em todo o concelho.

Esta acção é executada em parceria com o Município de Castelo Branco e os Serviços Municipalizados de Castelo Branco (SMAS), com o objetivo de aumentar os níveis de recolha seletiva, atendendo às novas metas estipulados pelo Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos – PERSU 2020.

Pretende-se não só alargar o número de estabelecimentos aderentes, formalizando a sua adesão, como também alargar a tipologia de resíduos recolhidos, uma vez que todos os resíduos recicláveis são recebidos pela VALNOR de forma gratuita, desde que entregues devidamente separados, sendo que a mistura de resíduos (resíduos indiferenciados) são pagos pelo Município.

O principal objetivo da ação “Separar é Cuidar do Ambiente” é recolher os resíduos recicláveis, por forma a garantir o seu correto encaminhamento para reciclagem.

Acresce ainda informar que os cidadãos têm o dever de participar ativamente na correta triagem (separação), acondicionamento e deposição dos resíduos.

É através da reciclagem dos resíduos que podemos reutilizá-los como matéria-prima no fabrico de novos produtos, diminuindo assim a consumo de recursos naturais.

Entre os dias 27 a 29 de Novembro, elementos da VALNOR e dos Serviços Municipalizados visitarão os estabelecimentos comerciais existentes na zona centro da cidade de Castelo Branco; Avenida Humberto Delgado, Avenida Nuno Álvares, Avenida 1º de Maio, Rua Cadetes de Toledo e Centro Cívico (zona da Devesa) por forma a esclarecer os comerciantes acerca deste serviço, disponibilizando contentores para a separação dos recicláveis, facilitando deste modo a respetiva separação das seguintes tipologias:

– VIDRO

– EMBALAGENS PLÁSTICO E METAL

– PAPEL E CARTÃO.

Posteriormente serão enviados para a VALNOR, por forma a serem devidamente valorizados.

A VALNOR realiza este serviço de forma gratuita na Fileira do papel / cartão às Terças, quartas, quintas e sextas, na Fileira do plástico/metal, nas terças, quartas e sextas e na Fileira do vidro às segundas e quintas.

O horário de recolha é entre as 8h30 e as 16h30.

Certificado

Com esta iniciativa será ainda atribuído um certificado de Eco Estabelecimento a todos os estabelecimentos comercias, serviços ou outros que tenham aderido a este préstimo da VALNOR que é a recolha porta a porta de embalagens.

Comentar