Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 13, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Docente da ESALD/IPCB publica no Journal of Neuroscience Methods

Docente da ESALD/IPCB publica no Journal of Neuroscience Methods
José Lagiosa

João Pedro Valente docente da licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco, acaba de publicar no Journal of Neuroscience Methods o artigo intitulado “Brain extraction in partial volumes T2*@7T by using a quasi-anatomic segmentation with bias field correction” .

Esta publicação surge, a convite da Harvard Medical School, na sequência de um ano de de investigação no Athinoula A. Matinos Center for Biomedical Imaging em Boston, Estados Unidos da América

O artigo, resultante do trabalho de investigação que o docente desenvolveu durante o seu Doutoramento “Deteção e Segmentação Automática de Lesões de Esclerose Múltipla no Córtex”, pode ser visto em https://doi.org/10.1016/j.jneumeth.2017.12.006

A publicação com revisão por pares, vem reforçar a mais valia e o contributo alcançado no desenvolvimento dos novos métodos aplicados à neuro-imagem com benefício para o diagnóstico de várias doenças neuro-degenerativas como é o caso particular da Esclerose Múltipla.

O docente da ESALD/IPCB João Valente, realçou e agradeceu a toda a equipa da Universidade do Minho que com ele trabalhou em especial ao Prof. Dr. Carlos Lima pelo seu apoio científico e humano prestados durante o seu doutoramento.

João Valente

Segundo o coordenador da licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia, João Costa, esta investigação veio contribuir para a introdução de novas temáticas que têm vindo a ser ministradas nos últimos anos aos alunos do curso, com o objetivo de atualizar constantemente os conteúdos académico-científicos e de integrar os futuros profissionais em abordagens cada vez mais inovadoras para o diagnóstico imagiológico.

A publicação deste artigo vem confirmar o empenho do corpo docente do curso em expandir as linhas do conhecimento ao nível da imagem médica e reforçar a constante procura pela excelência científica, perspetivando os desafios futuros induzidos pela crescente inovação tecnológica.

 

 

Comentar